Professional teacher knowledge in the initial training of teachers who teach mathematics for curriculum development

Keywords: Initial Training. Teaching Professional Knowledge. Mathematics.

Abstract

In appreciation of what the literature has presented about the initial training of teachers who teach Mathematics, it can be highlighted the need for training that allows the future teacher to have knowledge beyond that specific to the discipline in question, providing a more solid training for the teaching action to be developed in the classroom (PATRONO and FERREIRA, 2021; MANDLER et al., 2017). This work aims to analyze what the literature presents about professional teaching knowledge in teacher training, in addition to discussing and understanding what knowledge mobilized during the initial training of Licentiate courses in Mathematics and Pedagogy is necessary for efficient performance of the Mathematics curriculum in Basic Education. It is concluded that investing in initial training of social quality is a primordial fact for curriculum development, thus providing the development of professional teaching knowledge to undergraduate students.

Author Biographies

Iolanda Márcia de Souza, Unimontes

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes e colaboradora do Projeto de pesquisa GPCEEM. Graduada em Pedagogia pela UNIMONTES-(2014), com Especialização em Psicopedagogia clínica e em Educação Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação Verde Norte(2016); e Especialização em Educação à distância pela UNIMONTES(2019). Professora efetiva da Educação Básica na SEE-MG. Com experiência em docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial. Atualmente atua como PEB - Regente de Turma na Escola Estadual Ruth Alves Proença desde 2014.
Já participou como bolsista do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, uma parceria entre a CAPES e a UNIMONTES, também participou do Programa Residência Pedagógica, na modalidade Preceptor, da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES.

Raíssa Caroline de Oliveira Soares, Unimontes

Mestranda em Educação Matemática- PPGE da UNIMONTES, no Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM) - UFOP/ Unimontes. Especialista em Metodologias no Ensino da Matemática, Gestão, Supervisão e Direção escolar/FAMA, Educação Especial e Inclusiva/ FESL e Ensino de Matemática para o Ensino Médio/IFNMG. Graduada em Matemática/ UNIMONTES e Pedagogia pela Faculdade de Educação São Luiz. Ex bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID. Participou do subprojeto de ensino Geometria Dinâmica/PIBID/UNIMONTES que tem como objetivo despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem da Geometria através de softwares matemáticos e outros métodos. Dentre os trabalhos apresentados em congressos destacam-se: 2 oficinas no INTERNATIONAL SCIENCE, MATHEMATICS & TECHNOLOGY EDUCATION CONFERENCE (ISMTEC 2013) em BANGKOK-THAILAND e 1 oficina no 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/SIPEMAT-2012, FORTALEZA/CE

Francely Aparecida dos Santos, Unimontes

Sou DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012), e possuo MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Sou graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Sou especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Sou do quadro docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica.

References

BALL, Deborah Loewenberg.; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, [s.l], v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BRUN, Jaqueline Magalhães; SANTOS- WAGNER, Vânia Maria Pereira. Experiências de aprendizagens em conhecimentos de professores que ensinam matemática em grupo de estudo. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.18, p.32-59, 2020.

CLIMENT, Rodriguez Núria. El desarrollo profesional del maestro de Primaria respecto de la enseñanza de la matemática. 2002. Tese (Doutorado) - Departamento de Didáctica de las Ciencias y Filosofía, Universida de Huelva, Huelva, España, 2002.

COÊLHO, Ildeu Moreira. A universidade, o saber e o ensino em questão. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Maria Lomônaco de Paula. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junquiera & Marin, 2005, p. 53-77.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

MANDLER, Marnei Luis; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; SANTOS Luciane Mulazani dos; AMARAL Aruana do. Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: Contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais... Rio Grande do Sul, 2017.

MALANCHEN, Julia. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. 2014. 247 f. Tese. Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, 2014.

MIOLA, Adriana Fátima Souza.; LIMA, Talita Emily Aguiar. Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, v. 4, e202044, p. 1-16, 2020.

MOREIRA, Plínio Cavalcante; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.28, p.50-61, 2005.

OLEKSZYSZEN, Ana Cláudia.; OLIVEIRA, Cristiane Santos.; NARCISO, Mariana Hochmann. Formação docente e conhecimento para ensinar Matemática: Um mapeamento sobre investigações na perspectiva da educação inclusiva. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.10, n.22, p.425-445, 2021.

ORTEGA, Eliane Maria Vani; SANTOS, Vinicio de Macedo. A relação dos alunos do curso de Pedagogia com o conhecimento matemático e seu ensino: Um estudo longitudinal. Holos, v. 02, n.32, p. 207-224, 2018.

PATRONO Rosângela Milagres; FERREIRA Ana Cristina. Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revista de Educação Matemática de Ouro Preto, v. 3, e202102, p. 1-24, 2021.

PAZUCH, Vinícius.; LIMA, Caroline Miranda Pereira.; ALBRECHT, Evonir. Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, p. 361-379, 2018.

PAZUCH, Vinícius.; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura. Educação Matemática Pesquisa, v.19, n.1, 465-496, 2017.

PONTES Márcio Matoso de; CASTRO Juscileide Braga de. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n.4, p. 515-524, 2020.

RIBEIROS, M.; GIBIM, G.; ALVES, C. A Necessária Mudança de Foco na Formação de Professores de e que Ensinam Matemática: discussão de Tarefas para a Formação e o Desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-24, 2021.

RODRIGUES André Lima; TEIXEIRA Bruno Rodrigo. Conhecimento matemático para o ensino (MKT): Um levantamento bibliográfico em dissertações e teses brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n.2, p. 608-625, 2020.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.34, p.94-103, 2007.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHONS, Elisângela Fouch. Contribuições da pesquisa baseada em design para a construção de conhecimento matemático para o ensino de geometria com licenciando em atividade de estágio curricular supervisionado, 2022.295f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Santa Maria: Universidade Franciscana – UFN, 2022.

SHULMAN, Lee. S. Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SILVA, Angélica Fontoura Garcia. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. 2007. 308f. Doutorado (Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

TERES Silvana Leonora Lehmkuhl; GRANDO Regina Célia. Conhecimentos mobilizados em contexto colaborativo acerca da generalização algébrica nos anos iniciais. Zetetiké, v. 29, p. 1-24, 2021.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014.

ZERO Beatriz de Macêdo; OLIVEIRA Paulo César; NETO Reynaldo D’ Alessandro. Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n.1, p. 1-23, 2021.

Published
2023-08-28
How to Cite
MÁRCIA DE SOUZA, I.; CAROLINE DE OLIVEIRA SOARES, R.; APARECIDA DOS SANTOS, F. Professional teacher knowledge in the initial training of teachers who teach mathematics for curriculum development. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-22, 28 Aug. 2023.
Section
Artigos (fluxo contínuo)