Translação e Rotação Matemática: Movimentos dos Docentes entre o Sistema Educacional e o Cuidado de Si
Resumo
Pautado na Filosofia da Diferença e referenciado principalmente em Foucault (2004, 2006, 2010) este artigo objetiva cartografar docentes de matemática quanto ao exercício profissional, discutindo conceitos e relações entre a política de subjetivação atrelada à instituição escola e o cuidado de si na perspectiva foucaultiana. Utilizamos a cartografia como pesquisa processual e interventiva com depoimentos de 8 professores de matemática da Educação Básica pública pernambucana, após discussões dos seguintes temas trazidos pela pesquisadora em função de estudos desenvolvidos na pesquisa: educação maior x educação menor; gestão de resultados; cuidado docente. Os depoimentos foram selecionados consoante os objetivos propostos e descritos conforme Rolnik (2011). Dessas produções foram observadas: linhas de forças, derivadas da incongruência: educação instituída x educação vivida. Performatividade e visão una, decorrentes de poder/saber legitimados. Rotas de fuga e reinvenção docentes em relação a si e à docência, evidenciando que mesmo perante controle externo, há nos sujeitos cartografados a capacidade múltipla e singular de exercer uma ética de si.
Referências
BALL, Stephen John. Reformar Escolas/Reformar Professores e os Terrores da Performatividade. In: Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho Braga, Portugal, v. 15, n. 2, p. 3-23, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas; tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999
BARBOSA, João Mateus. Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco: estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente. Tese (Doutorado). Recife, 2020.
BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. Tese (doutorado) - Rio Claro, 2011.
CAVAMURA, Nadia Regina. Baccan. A Coragem da Verdade: nos discursos de licenciatura em Matemática – dos cacos arqueológicos a uma anarqueologia – Tese doutorado- Rio Claro, 2016.
DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. - Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1999.
A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
A hermenêutica do sujeito. 2ª ed. São Paulo. Martins Fontes, 2006.
O governo de si e dos outros; tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF. Martins Fontes, 2010
FREITAS, Luis Carlos. A reforma empresarial na educação: nova direita, velhas ideias. 1.ed. São Paulo. Expressão Popular, 2018
FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva: Florianópolis, v. 29, n.1, 161-191 jan/jun. 2011.
GALLO, Silvio. O que é Filosofia da Educação? Anotações a partir de Deleuze e Guattari. In: Perspectiva. Florianópolis, v. 18, n. 34, p. 49-68, jul/dez. 2000.
Deleuze e a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Sueli. Cartografias do desejo. VOZES. 4ª edição. Petrópolis, 1996
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: Teoria e Prática – Vol. 21, n. 38, Período out/dez-2011. Rio Claro, SP, Brasil – e ISSN: 1981-8106
LACERDA, Nilma. Gonçalves. Manual de Tapeçaria- Rio de Janeiro, - 3ª edição, 2006
LUCENA, Ari Alves. Progepe: Módulo de Responsabilidade Social e Educacional- Recife: Secretaria de Educação de Pernambuco, 2017.
NEWMAN, Janet. CLARKE, John. Gerencialismo. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012.
PARENTE, Cláudia MotaDarós; PARENTE, Juliano Mota. Política, Gestão e Financiamento da Educação: contextos e desafios. In: Políticas públicas para a educação básica: avanços, desafios e perspectivas / Cláudia da Mota Darós Parente (Org.). – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2021.
PARENTE, Juliano Mota. Gerencialismo e performatividade na gestão educacional do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente. 2016.
PERNAMBUCO. Decreto n. 39.336, de 25 de abril de 2013. Fixa diretrizes para a Gestão por Resultados, e estabelece a execução dos Pactos de Resultados no âmbito do Poder Executivo Estadual. Pernambuco, 2013
QUEIROZ, Simone Moura. Sala de aula: sociedade de Controle, Comprismo e Hiperativismo socio-virtual versus o Cuidado de si. In: Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem: práticas pedagógicas e contribuições das políticas públicas. Recife : Ed. UFPE, 2019.
RODRIGUES, Cláudia Vilega. O Sistema Solar. Junho/2008. Disponível em: http://mtc-m21c.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/01.30.11.57/doc/03_sistema_solar_2008. Acessado em 22/09/2022.
RODRIGUES, Thiago Donda. Práticas de exclusão em ambiente escolar. Tese doutorado. -Rio Claro, 2015
ROLNIK, Sueli. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: UFGRS, 2011.
ROTONDO, Margareth Aparecida. Sacramento. O que pode uma escola? cartografias de uma escola do interior brasileiro. Tese doutorado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
SANTOS, Boaventura Souza. As tensões da modernidade - Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea- UFRJ 2005
SILVA, Michela. Tuchapesk. A educação matemática e o cuidado de si: possibilidades foucaultianas. Tese (doutorado) - Rio Claro, 2014.
SOUZA, Antonio. Carlos. Carrera. de; SILVA, Michella T. da. Do Conceito à Prática da Autonomia do Professor de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 1309-1328, dez. 2015.
TÁRTARO, Tássia. Ferreira. Ex Docente: invenções do devir guerreiro no professor de Matemática. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
Por uma formação do professor de Matemática. Linha Mestra, v. 9, n.27, ago.dez. 2015, p. 177-180.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.