Translação e Rotação Matemática: Movimentos dos Docentes entre o Sistema Educacional e o Cuidado de Si

  • Mary de Melo Teixeira Monteiro Universidade Federal de Pernambuco -UFPE –Centro Acadêmico do Agreste – CAA - Caruaru - Pernambuco - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5152-2074
  • Simone Moura Queiroz Universidade Federal de Pernambuco -UFPE –Centro Acadêmico do Agreste – CAA - Caruaru - Pernambuco - Brasil https://orcid.org/0000-0002-3878-4619
Palavras-chave: Sistema educacional, Docência, Matemática, Cartografia, Cuidado de si

Resumo

Pautado na Filosofia da Diferença e referenciado principalmente em Foucault (2004, 2006, 2010) este artigo objetiva cartografar docentes de matemática quanto ao exercício profissional, discutindo conceitos e relações entre a política de subjetivação atrelada à instituição escola e o cuidado de si na perspectiva foucaultiana. Utilizamos a cartografia como pesquisa processual e interventiva com depoimentos de 8 professores de matemática da Educação Básica pública pernambucana, após discussões dos seguintes temas trazidos pela pesquisadora em função de estudos desenvolvidos na pesquisa: educação maior x educação menor; gestão de resultados; cuidado docente. Os depoimentos foram selecionados consoante os objetivos propostos e descritos conforme Rolnik (2011). Dessas produções foram observadas: linhas de forças, derivadas da incongruência: educação instituída x educação vivida. Performatividade e visão una, decorrentes de poder/saber legitimados. Rotas de fuga e reinvenção docentes em relação a si e à docência, evidenciando que mesmo perante controle externo, há nos sujeitos cartografados a capacidade múltipla e singular de exercer uma ética de si.

Biografia do Autor

Mary de Melo Teixeira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE –Centro Acadêmico do Agreste – CAA - Caruaru - Pernambuco - Brasil

Graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco -UPE - Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco.

E-mail: mary.melo@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5152-2074.  

Simone Moura Queiroz , Universidade Federal de Pernambuco -UFPE –Centro Acadêmico do Agreste – CAA - Caruaru - Pernambuco - Brasil

Mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Doutora em Educação Matemática pela UNESP.

E-mail: simone.mqueiroz@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3878-4619.

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Publicado
2023-09-02
Como Citar
MONTEIRO, M. DE M. T.; QUEIROZ , S. M. Translação e Rotação Matemática: Movimentos dos Docentes entre o Sistema Educacional e o Cuidado de Si. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 2 set. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)