O uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional para o ensino da estrutura algébrica de Grupos na Licenciatura em Matemática
Resumo
Este estudo busca entender como ocorre o planejamento e a caracterização de Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP) para a disciplina de Álgebra, em um curso de licenciatura em Matemática, de modo a promover a aproximação entre a estrutura algébrica de Grupos e a matemática escolar. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo que utiliza dois ciclos de Design Based Research. O estudo foi realizado durante o planejamento e a reflexão de duas TAP e envolveu uma formadora e uma pesquisadora. Foram utilizadas gravações em vídeo das reuniões e os documentos elaborados, ambos analisados sob o olhar da Análise de Conteúdo. O planejamento das TAP permitiu articular e explorar conhecimentos matemáticos e didáticos ao se abordar conexões entre a estrutura algébrica de Grupos e a matemática escolar. As TAP apresentam potencialidades para o formador tecer conexões entre a matemática escolar e acadêmica, ao mesmo tempo que problematiza a prática docente aos licenciandos.
Referências
AGUIAR, Marcia; PONTE, João Pedro da; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, p. 794-814, 2021.
BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira. Por que a pesquisa de desenvolvimento na Educação Matemática? Perspectivas da Educação Matemática, [s. l.], v. 8, n. 18, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimpressão da 1ª edição de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORKO, Hilda et al. C. Facilitating Video Based Professional Development: Planning and Orchestrating Productive Discussions. In: LI et al. (eds.). Transforming Mathematics Instruction: Multiple Approaches and Practices, Advances in Mathematics Education, 2014. p. 259-281.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. 2011.
COBB, Paul et al. Design experiments in educational research. Educational Researcher, Thousand Oaks, v. 32, n. 1, p. 9-13. jan./fev. 2003.
COURA, Flávia Cristina Figueiredo; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, 2017.
CROTTY, Michael. The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. Sage, 1998.
ELIAS, Henrique Rizek; BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Indícios de dificuldade na compreensão da matemática avançada: o conceito de grupo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5. 2012, Petrópolis/RJ. Anais [...]. Petrópolis/RJ, 2012.
ELIAS, Henrique Rizek; SAVIOLI, Ângela Marta Pereira das Dores; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Números racionais e estrutura algébrica corpo: problematizando o currículo da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 182-208, 2017.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrena. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013.
KLEIN, Felix. Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior. Volume I, Parte I: Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática. 2009.
LAMPERT, Magdalene. Learning teaching in, from, and for practice: What do we mean? Journal of teacher education, [s. l.], v. 61, n. 1-2, p. 21-34, 2010.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Legitimate peripheral participation in communities of practice. In: Supporting lifelong learning. Routledge, 2001. p. 121-136.
LAUTENSCHLAGER, Etienne; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Formação de professores de matemática e o ensino de polinômios Mathematics teacher education and teaching of polynomials. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 2, 2017.
MCDONALD, Morva; KAZEMI, Elham; KAVANAGH, Sarah Schneider. Core practices and pedagogies of teacher education: A call for a common language and collective activity. Journal of teacher education, [s. l.], v. 64, n. 5, p. 378-386, 2013.
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. Academic mathematics and mathematical knowledge needed in school teaching practice: Some conflicting elements. Journal of Mathematics Teacher Education, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 23-40, 2008.
PONTE, João Pedro et al. Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. In: Quadrante, [s. l.], v. 25, n. 2, 2016.
POURNARA, Craig; ADLER, Jill. Revisiting School Mathematics in Pre-service Secondary Teacher Education: Purposes, Opportunities and Challenges. International Journal of Science and Mathematics Education, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 391-410, 2022.
RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de equação e de função. São Paulo: Autêntica Editora, 2015.
RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro da. Professional learning opportunities in a practice-based teacher education programme about the concept of function. Acta Scientiae, [s. l.], 2019, 21.2: 49-74.
RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro da. Um modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. Zetetiké, Campinas, SP, v. 28, p.1-20, 2020.
RUSS, Rosemary S., SHERIN, Bruce L., SHERIN, Miriam Gamoran. What constitutes teacher learning. Handbook of research on teaching, [s. l.], p. 391-438, 2016.
SMITH, Margaret Schwan. Practice-based professional development for teachers of mathematics. Reston, VA: NCTM, 2001.
STEIN, Mary Kay et al. Orchestrating productive mathematical discussions: Five practices for helping teachers move beyond show and tell. Mathematical thinking and learning, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.
SOARES, Natália Coelho; BIANCHINI, Bárbara Lutaif. Tópicos de Teoria dos Grupos nos cursos de licenciatura em Matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. [s. l.], v. 8, n. 1, 2019. ISSN 2238-8044
TREVISAN, André Luis; RIBEIRO, Alessandro Jacques; PONTE, João Pedro da. Professional Learning Opportunities Regarding the Concept of Function in a Practice-Based Teacher Education Program. International Electronic Journal of Mathematics Education, [s. l.], v. 15, n. 2, 2020.
WASSERMAN, Nicholas H. Making sense of abstract algebra: Exploring secondary teachers’ understandings of inverse functions in relation to its group structure. Mathematical Thinking and Learning, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 181-201, 2017.
WASSERMAN, Nicholas H. Abstract algebra for algebra teaching: Influencing school mathematics instruction. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 28-47, 2016.
ZAIDAN, Samira et al. A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. 2021. Brasília, DF: SBEM Nacional, 2021.
ZAZKIS, Rina; MARMUR, Ofer. Groups to the Rescue: Responding to Situations of Contingency. In: Connecting Abstract Algebra to Secondary Mathematics, for Secondary Mathematics Teachers. Springer, 2018. p. 363-381.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.