Uma Proposta para Elaboração e Análise de Tarefas de Aprendizagem Profissional

Palavras-chave: Formação de professores, Aprendizagem Profissional Docente, Análise de Tarefas de Aprendizagem Profissional, Conhecimento Matemático para o Ensino

Resumo

No âmbito da formação de professores, é fundamental compreender como os professores mobilizam diferentes conhecimentos para ensinar Matemática e, atrelado a isso, como são geradas Oportunidades de Aprendizagem Profissional (OAP). Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta para Elaboração e Análise de Tarefas de Aprendizagem Profissional com o intuito de subsidiar a identificação de conhecimentos matemáticos e pedagógicos que são revelados nas reflexões ocorridas em um contexto formativo. Apresentamos, com base em teorias e conceitos fundamentados em pesquisas da área, a análise de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) discutida por professores participantes de um processo formativo, orientado e conduzido por um formador de professores, ocorrido em uma disciplina de mestrado no primeiro semestre de 2018. Como resultados, identificou-se que os professores, quando discutem tarefas matemáticas, refletem sobre como intervir em sala de aula, mobilizam e (re) significam conhecimentos matemáticos para o ensino, bem como, ampliam as possibilidades de atuação em sala de aula.

Biografia do Autor

Giane Fernanda Schneider Gross, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluna da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia. E-mail: giane.fer@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5225-6484.

André Luis Trevisan, UTFPR

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - câmpus Londrina/Cornélio Procópio. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem, Tarefas matemáticas, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.

E-mail: andreluistrevisan@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8732-1912.

Eliane Maria de Oliveira Araman, UTFPR

Possui graduação em Licenciatura Em Ciencias Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2019). É líder do grupo de pesquisa Perspectivas em ensino e aprendizagem em Matemática. Realiza suas pesquisas em História da Matemática na Educação Matemática, em Raciocínio Matemático e seus processos e em Formação de Professores.

E-mail: eliane.araman@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1808-2599.

Rosemeire Favaro Lisse Trevisolli, UTFPR

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Catuaí de Ensino Superior (2009) e graduação em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2005). Atualmente é pedagoga - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.  E-mail: rosyflisse@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0329-3561.

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Publicado
2023-05-12
Como Citar
GROSS, G. F. S.; TREVISAN, A. L.; ARAMAN, E. M. DE O.; TREVISOLLI, R. F. L. Uma Proposta para Elaboração e Análise de Tarefas de Aprendizagem Profissional . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-21, 12 maio 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e