Contribuições da Fenomenologia husserliana para a Educação Matemática
Resumo
Com caráter ensaístico, este texto enfoca a Fenomenologia husserliana e expõe algumas das suas possíveis contribuições para a Educação Matemática, enquanto área de pesquisa e ensino. Na perspectiva da pesquisa, as principais contribuições residem no alerta para que o pesquisador não caia na objetificação da realidade, na universalização da verdade e na ingenuidade científica. Na perspectiva do ensino, contribui com a possibilidade de os conteúdos da matemática serem concebidos como coisa intencionalmente percebida, e com a sensibilização para ver e valorizar os alunos nas dimensões intencional, temporal e cultural. Com a Fenomenologia, compreende-se que o ensino e a pesquisa são realidades existenciais ontológicas e que alunos e pesquisadores são seres capazes de constituir conhecimentos, o que pode contribuir para que a Educação Matemática seja um projeto de pesquisa e de ensino centrado na humanização da pessoa que se coloca em condição de abertura para o compreender, ensinar e aprender.
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos. In: Bicudo, M. A. V. (Org). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011a, p. 11-28.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Aspectos da pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In: Bicudo, M. A. V. (Org). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011b, p. 29-40.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema, v. 12, n. 13, p. 1- 11, 1999.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica. In: Bicudo, M. A. V. (Org). Filosofia da Educação Matemática: Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora Unesp, 2010a, p. 23-48.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Possibilidades pedagógicas. In: Bicudo, M. A. V. (Org). Filosofia da Educação Matemática: Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora Unesp, 2010b, p. 213-224.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. The origin of number and the origin of geometry: issues raised and conceptions assumed by Edmund Husserl. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 18, p. 387–418, 2020.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; VENTURIN, Jamur Andre. Filosofando sobre Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, p. 278-306, 2016.
HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à Fenomenologia. São Paulo: Loyola, 2012.
STEIN, Edith. Psicologia e scienze dello spirito: contributi per una fondazione filosófica. Roma: Città Nuova, 1999.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.