Contribuições da Fenomenologia husserliana para a Educação Matemática

Palavras-chave: Filosofia da Educação Matemática, Fenomenologia husserliana, Pesquisa, Ensino

Resumo

Com caráter ensaístico, este texto enfoca a Fenomenologia husserliana e expõe algumas das suas possíveis contribuições para a Educação Matemática, enquanto área de pesquisa e ensino. Na perspectiva da pesquisa, as principais contribuições residem no alerta para que o pesquisador não caia na objetificação da realidade, na universalização da verdade e na ingenuidade científica. Na perspectiva do ensino, contribui com a possibilidade de os conteúdos da matemática serem concebidos como coisa intencionalmente percebida, e com a sensibilização para ver e valorizar os alunos nas dimensões intencional, temporal e cultural. Com a Fenomenologia, compreende-se que o ensino e a pesquisa são realidades existenciais ontológicas e que alunos e pesquisadores são seres capazes de constituir conhecimentos, o que pode contribuir para que a Educação Matemática seja um projeto de pesquisa e de ensino centrado na humanização da pessoa que se coloca em condição de abertura para o compreender, ensinar e aprender.

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciado em Matemática. Mestre em Ensino. Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática.

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Publicado
2023-08-14
Como Citar
WICHNOSKI, P. Contribuições da Fenomenologia husserliana para a Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-18, 14 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)