Potencialidades e desafios de tarefas de aprendizagem de matemática no desenvolvimento de THA

Palavras-chave: Números Racionais, Ensino Médio, Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Teoria APOS.

Resumo

Neste artigo apresenta-se a síntese do resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais em tarefas de matemática desenvolvidas por grupos de estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo bibliográfico no portal de dissertações e teses da Capes com o intuito de verificar os tipos de tarefas utilizadas em pesquisas recentes. Após essa análise, adotou-se como pressupostos teóricos: a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para elaborar as tarefas de matemática e entender os caminhos percorridos pelos estudantes; as representações e os significados dos números racionais para construir as tarefas de matemática e a Teoria APOS para analisar os dados encontrados. Os resultados esperados foram ao encontro dos objetivos e das hipóteses da THA, além de possibilitar a identificação das potencialidades e desafios das tarefas de números racionais no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Lucas Rosa Sá Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado em Matemática (UNASP, 2014). Especialista em Educação Matemática (FMU, 2020). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP, 2023). Pesquisador no Grupo de Pesquisas: Educação Matemática e Profissional (GPEMP) – IFSP. Atualmente é professor de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental II em escola particular de São Paulo.   

Armando Traldi Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Bacharel em Ciências da Computação (1997). Licenciado em Matemática - (PUC, 2002). Especialização em Matemática - (USP,2001). Mestrado em Educação Matemática (PUC, 2002).  Doutorado em Educação Matemática (PUC, 2006). Atualmente é professor titular do departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).  Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Foi vice coordenador do GT 7: Formação de Professores que Ensinam Matemática nas gestões de 2010/2012 e 2013/2015. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática de São Paulo.  Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática e Profissional (GPEMP)- IFSP.  Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (desde 2020). Pesquisador do Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores (Desde 2021). Coordenou a equipe de avaliadores PNLD-EJA (2009-2013). Avaliador do PNLD desde de 2013.  Desenvolve pesquisas com os temas: Currículo e a Formação de Professores de Matemática. Membro do Conselho técnico-científico da Educação Básica - CAPES, desde de 2023.

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Publicado
2023-06-28
Como Citar
OLIVEIRA, L. R. S.; TRALDI JUNIOR, A. Potencialidades e desafios de tarefas de aprendizagem de matemática no desenvolvimento de THA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-21, 28 jun. 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e