Potencialidades e desafios de tarefas de aprendizagem de matemática no desenvolvimento de THA
Resumo
Neste artigo apresenta-se a síntese do resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, sobre o ensino-aprendizagem dos números racionais em tarefas de matemática desenvolvidas por grupos de estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo bibliográfico no portal de dissertações e teses da Capes com o intuito de verificar os tipos de tarefas utilizadas em pesquisas recentes. Após essa análise, adotou-se como pressupostos teóricos: a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para elaborar as tarefas de matemática e entender os caminhos percorridos pelos estudantes; as representações e os significados dos números racionais para construir as tarefas de matemática e a Teoria APOS para analisar os dados encontrados. Os resultados esperados foram ao encontro dos objetivos e das hipóteses da THA, além de possibilitar a identificação das potencialidades e desafios das tarefas de números racionais no Ensino Médio.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Matriz de referência ENEM 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.
DUBINSKY, Ed. Reflective abstraction in advanced mathematical thinking. In D. O. Tall (Ed.), Advanced mathematical thinking, Dorfrecht: Kluwer, p. 95-123, 1991. Disponível em: https://people.math.wisc.edu/~wilson/Courses/Math903/ReflectiveAbstraction.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
KIEREN, Thomas Ervin. Number adn Measurement: Papers from a Research Workshop. On the Mathematical, Cognitive and Instructional Foundations of Rational Numbers. In R. Lesh (ed.) ERIC/SMEARC: Columbus, Ohio, p. 101-144, 1976. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED120027 . Acesso em: 20 abr. 2022.
KRUG, Carbone Bruno Schmidt. Ensino dos números racionais comparando medidas de unidade. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
OLIVEIRA, Luís Carlos Góis de. Análise de erros cometidos pelos discentes do sétimo ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio no estudo dos números racionais na sua forma fracionaria. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2017.
PRADO, Eneias de Almeida. Alunos que completaram um curso de extensão em álgebra linear e suas concepções sobre base de um espaço vetorial. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SEVERO, Daniela Fouchard. Números racionais e ensino médio: uma busca de significados. 2009. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SIMON, Martin. Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for Reaserch in Mathematics Education, vol. 26, n. 2, pp 114-145, 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/749205. Acesso em: 15 mar. 2020.
SIMON, Martin; TZUR, Ron. Explicating the role of mathematical tasks in conceptual learning: an elaboration of the hypothetical learning trajectory. Mathematical Thinking and Learning, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 91-104, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1207/s15327833mtl0602_2 . Acesso em: 6 jun. 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986 2ª edição.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.