As Diferentes Concepções de Lógica de um grupo de Professores de Matemática no Ensino Médio

  • Alessandro Pinto Ribeiro Instituto de Pesquisa Inedi
Palavras-chave: concepções de professores, lógica, raciocínio lógico, concepções de lógica.

Resumo

RESUMO

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve por objetivo geral compreender as concepções de Lógica de um grupo de professores de Matemática do Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram 6 professores de matemática, atuantes no ensino médio, em escolas da rede estadual e da rede privada de ensino, do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. A análise de dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011), desenvolvida em três etapas: a desmontagem de textos ou unitarização; o estabelecimento de relações entre os elementos ou categorização e a captação do novo emergente, que é a expressão das compreensões. A ATD representa uma interpretação hermenêutica de dados e está inserida entre a análise de conteúdo e a análise de discurso. Evidenciou-se que para este grupo de professores a Lógica é a construção de uma argumentação sólida, com pensamentos coerentes, bem estruturados, de modo que possamos inferir sobre premissas, conceitos, situações-problema e a realidade, podendo modificá-las de modo consciente, baseada na razão, determinando a sua validade ou falsidade.

Biografia do Autor

Alessandro Pinto Ribeiro, Instituto de Pesquisa Inedi

Professor mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Doutorando em EDUCEM pela PUCRS. Professor de Matemática, Estatística, Matemática Financeira e Desenho Arquitetônico no Instituto de Pesquisa Ined.

E-mail: alessandro.pinto.ribeiro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3143-3138.

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Publicado
2020-09-29
Como Citar
RIBEIRO, A. P. As Diferentes Concepções de Lógica de um grupo de Professores de Matemática no Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-20, 29 set. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)