Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória

  • Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília
  • Regina da Silva Pina Neves Universidade de Brasília
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0001-9647-0274

Resumen

Este artigo apresenta uma investigação que teve as tarefas matemáticas exploratórias como foco do trabalho do professor em sala de aula. Seu desenvolvimento ocorreu em uma disciplina junto a professores de Matemática em formação continuada, no contexto de um mestrado profissional em Matemática em uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Logo, o objetivo deste artigo é descrever esse processo formativo, bem como analisar a construção e o desenvolvimento de uma das tarefas matemáticas em sala de aula, destacando os resultados advindos dessa prática inicial para a formação dos professores. O estudo enquadra-se na perspectiva qualitativo-interpretativa de pesquisa, cujos dados foram coletados por meio de recolha de documentos, nomeadamente, os protocolos das produções dos professores participantes. Os resultados evidenciam que os professores em formação continuada vivenciaram a prática de tarefas matemáticas exploratórias, entendidas como alternativas metodológicas promotoras de maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento do raciocínio matemático, da cooperação e da comunicação. As diferentes ações, ao longo da disciplina, ampliaram as oportunidades de aprendizagem profissional dos participantes ao discutir e analisar, coletivamente, a viabilidade do Ensino Exploratório para as salas de aulas de Matemática na educação básica.

Biografía del autor/a

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Matemática e Doutora em Educação, ambos pela Universidade de Brasília, UnB. Pós-doutorado realizado na Universidade livre de Berlim. É docente do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede.Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: aprendizagem do Cálculo, formação de professores que ensinam Matemática e metodologias de ensino. É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da Universidade de Brasília (GIEM) e do FORMATE, Formação Matemática para o Ensino da Universidade Federal do ABC.

E-mail:  raqueldorr@unb.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6453-7032.

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Goiás; Mestrado em Educação e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília; Pós-doutorado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade Estadual de Campinas;  Docente do Departamento de Matemática, Universidade de Brasília; Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede; Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília; Vice-líder do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), Linha de Pesquisa - Formação de Professores e Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Ábaco), da Universidade de Brasília.

E-mail: reginapina@mat.unb.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7952-9665.

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica
(PUC). Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, São Paulo, Brasil. Coordena o grupo de pesquisa FORMATE - Formação Matemática para o Ensino da Universidade Federal do ABC.

E-mail: alessandro.ribeiro@ufabc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000000196470274.

 

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Publicado
2023-08-07
Cómo citar
DÖRR, R. C.; NEVES, R. DA S. P.; RIBEIRO, A. J. Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-27, 7 ago. 2023.
Sección
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e