Prática Pedagógica Declarada por Professores de Matemática

  • Luana Cerqueira de Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia/Professora
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz/Professora
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Professora
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Equidade, Ensino de Matemática

Resumo

A prática pedagógica dos professores é composta por ações, que influenciam no processo de aprendizagem dos estudantes. Neste artigo, tem-se por objetivo analisar a prática pedagógica declarada pelos professores, antes de um processo formativo, no que diz respeito à equidade. A abordagem teórica se aporta nas discussões de equidade e prática pedagógica, presentes na literatura e busca conceituar a prática pedagógica para a equidade. Metodologicamente, este estudo é qualitativo, em que se realizou uma entrevista semiestruturada com dois professores de uma escola pública do Sul da Bahia, antes da realização de um processo formativo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a necessidade de que, na prática pedagógica, os estudantes sejam protagonistas e as abordagens sejam voltadas para o cotidiano, entretanto, declaram que suas práticas pedagógicas são expositivas.

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Publicado
2024-05-01
Como Citar
CERQUEIRA DE ALMEIDA, L.; RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA, E.; ROCHA SILVA GUSMÃO, T. C. Prática Pedagógica Declarada por Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-19, 1 maio 2024.