Errância e aprendizagem em uma formação docente:

o silêncio, o meio e o acoplamento

  • Marta de Oliveira Prefeitura de Juiz de Fora e Faculdade Metodista Granbery (FMG)
  • Sônia Maria Clareto Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Marcos Vinícius Leite Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Palavras-chave: Erro. Linhas de errância. Matemática

Resumo

Junto a histórias que acontecem em sala de aula de formação de professoras e de professores que ensinarão matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa escrita persegue linhas de errância que se relacionam com o aprender enquanto travessia: linha-silêncio, linha-relação-pelo-meio e linha-acoplamento. Linhas que operam em deslocamentos para pensar os processos de um aprender enquanto travessia, na errância da vida, tomando o erro, junto a Nietzsche, como expressão das avaliações que tornaram o humano possível. Um deslocamento no modo de perceber a aprendizagem evoca uma composição com um estranho em uma língua, com o processo pelo meio ao habitar uma t-erra nova e uma exposição ao perigo. No percurso traçado por linhas erráticas para problematizar a formação docente, palavras são deslocadas e tomadas junto a Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze.

Biografia do Autor

Marta de Oliveira, Prefeitura de Juiz de Fora e Faculdade Metodista Granbery (FMG)

Doutora em Educação e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2020), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007), especialização em Educação Matemática pelo Núcleo de Educação e Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC/FACED/UFJF) (2008). Professora da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora - MG e do Instituto Metodista Granbery.

Sônia Maria Clareto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos níveis de mestrado e doutorado. Vem ocupando a coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFJF desde julho de 2020. Tem interesse em educação, e em educação matemática, com foco na pesquisa na sala de aula, em especial na sala de aula de matemática. Tem interesse também no processo de formação docente, em seus aspectos éticos estéticos políticos econômicos raciais e de gênero. Outros temas de interesse: etnomatemática e experimentação com educação em suas desdobras com arte, ciência e filosofia, no encontro com Nietzsche, Deleuze e Guattari. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, cadastrado e certificado pelo CNPq, abrigado no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia NEC/FACED/UFJF. Realizou (2014-2016) o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com a supervisão do prof. Dr. Antônio Vicente Marafioti Garnica. Fez mestrado (1993) e doutorado (2003) em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e se graduou em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987).

Marcos Vinícius Leite, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Atualmente é professor de Filosofia junto ao Núcleo de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Suas áreas de interesse são: ensino de filosofia, educação, cultura e filosofia da diferença.

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Publicado
2023-12-13
Como Citar
DE OLIVEIRA, M.; MARIA CLARETO, S.; VINÍCIUS LEITE, M. Errância e aprendizagem em uma formação docente: . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 15, 13 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)