Cinema, Internet, Racismo e Mercado Financeiro: das denúncias coloniais à héxis política pela educação matemática

  • Maurício Rosa Universidade Federal do io Grande do Sul - UFRGS
  • Arthur B. Powell Rutgers University
Palavras-chave: Educação Financeira, Decolonialidade, História do Brasil, Tecnologias Digitais, Transposição de problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente uma possível articulação entre Cinema, Internet, racismo e mercado financeiro como prática educativa para a sala de aula de matemática. Apresentamos uma possível experiência educacional matemática com Tecnologias Digitais (DT) (Cinema via streaming e Internet como fonte de informação jornalística) que pode assumir o papel de meio de revelação de uma héxis política que defende a justiça social. Fazemos isso debatendo uma cena do filme "Doutor Gama" (2021) que retrata a vida de Luiz Gama (um renomado abolicionista) e trazendo informações jornalísticas de antes da abolição da escravatura e de situações atuais que retratam as relações entre o que é postulado pelo mercado financeiro e o que está por trás do que é postulado, especificamente, o racismo e a injustiça social. Nossas considerações se alinham com uma héxis política por meio da educação matemática, ou seja, uma postura antirracista e em defesa da justiça social, desenvolvida nas atividades de educação financeira por meio da transposição de problemas.

Referências

ACADEMIA Brasileira de Letras. Lafayette Rodrigues Pereira: biografia, 2023. Disponível em: Lafayette Rodrigues Pereira | Academia Brasileira de Letras. Acesso em: 30 mai. 2023.
ADORO CINEMA. Doutor Gama, 2021. Disponível em: Doutor Gama - Filme 2021 - AdoroCinema. Acesso em: 25 jun. 2023
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: uma introdução. Tradução Roberta Gregoli. Campinas (SP): Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2014.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz (português de Portugal). Tradução de: Le pouvoir symbolique. – 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 318p.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em:. Acesso em: 12 abr. 2021
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 23. ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2010.
CAVALLINI, Marta. Proporção de pretos e pardos entre os pobres chega ao dobro em relação aos brancos, mostra o IBGE. G1 - Globo Comunicação e Participações S.A, 2022. Disponível em:Proporção de pretos e pardos entre os pobres chega ao dobro em relação aos brancos, mostra o IBGE | Economia | G1 (globo.com). Acesso em: 30 mai. 2023.
CUNHA, Giowana Parra Gimenes da.; OLIVEIRA, Giovana Aparecida de; GOMES, Daniela Ramos Marinho. Luiz Gama, Compromisso Maximizador e os Postulados da Ordem Econômica. Revista Brasileira de Teoria Constitucional, v.8, n. 2, p. 70 – 84, 2022.
DOCPRO. Diário do Brazil. Ano 1884, Edição 00219, 2023. Disponível em: Diario do Brazil (RJ) - 1881 a 1885 - DocReader Web (bn.br) Acesso em: 08 dez. 2022.
DOUTOR GAMA. Direção: Jeferson De. Produção de Pedro Betti, Heitor Dhalia, Egisto Betti e Manoel Rangel. Brasil: Globo Filmes. Globoplay, 2021.
DUMAS, Alexandra. Gôuvea. Corpo negro: uma conveniente construção conceitual. In.: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 18, 2019, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2019, p. 1-9. Disponível em: < http://www.enecult.ufba.br/ modulos/submissao/Upload-484/111785.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2022.
ELIAS, Juliana. Juro Alto Eleva Gasto do Governo com a Dívida em até R$ 110 bi em 2023, diz XP. CNN Brasil, 2023. Disponível em: Juro alto eleva gasto do governo com a dívida em até R$ 110 bi em 2023, diz XP (cnnbrasil.com.br). Acesso em: 30 mai. 2023.
GIRALDO, Victor A.; ROQUE, Tatiana. M. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p.1-21, 2021.
GIROUX, Henry. Breaking into the Movies: public pedagogy and the politics of film. Policy Futures in Education, v.9, n. 6, p. 686-695, 2011.
GONZALES, Lélia. O Movimento Negro da Última Década. In.: GONZALES, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1982, p. 9-66.
GOOGLE. Mercado Financeiro Brasil PEC da Transição, 2023. Disponível em: mercado financeiro Brasil PEC da transição - Pesquisa Google. Acesso em: 30 mai. 2023.
ITALIA. Listas Vapores, 2011. Disponível em: Listas Vapores ~ Itália (imigracaoitalinanobrasil.blogspot.com). Acesso em: 30 mai. 2023.
KIVEL, Paul. Uprooting racism: how white people can work for racial justice (3rd ed.). Gabriola Island, Canada: New Society, 2011.
MOLINA, Matías M. O monopólio da informação. Observatório da Imprensa.2011. Disponível em: O monopólio da informação | Observatório da Imprensa (observatoriodaimprensa.com.br) Acesso em 30 mai. 2023
NASCIMENTO, Abdias do. African Culture in Brazilian Art. Journal of Black Studies, v. 8, n. 4, p. 389-422, 1978.
OECD. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies, 2005. Disponível em: Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies | READ online (oecd-ilibrary.org). Acesso em: 31 mai.2023.
PARMAIS. Mercado financeiro: o que é e como funciona?, 2021. Disponível em: Mercado Financeiro: Entenda o que é e como funciona (parmais.com.br) Acesso em 30 mai. 2023.
PETEAN, Antônio Carlos Lopes. O racismo universalista no Brasil. Cadernos de História, v.7, n. 2, p. 35-47, 2012
PIRES, Maria da Conceição Francisca; SILVA, Sérgio Luís Pereira da. O Cinema, a Educação e a Construção de um Imaginário Social Contemporâneo. Educação & Sociedade, n. 35, p.607-616, 2014.
ROSA, Maurício. Cinema, Educação Matemática e Exclusões/inclusões: possíveis conexões. RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v.13, n. 3, p.1-24, 2023.
ROSA, Maurício. Cyberformação com professories de matemática: a compreensão da héxis política à pedagogia queer. In. ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2022a, p. 206-246.
ROSA, Maurício. Cyberformação com Professories de Matemática: discutindo a responsabilidade social sobre o racismo com o Cinema. Boletim GEPEM, n. 80, p. 25-60, 2022b.
ROSA, Maurício. Teoria Queer, Números Binários e Educação Matemática: estranhando a matemática em prol de uma héxis política. Educação Matemática Em Revista - RS, v.2, n. 22, p. 70-87, 2021a.
ROSA, Maurício. Experiências Estéticas em Educação Matemática que “belo” livro!!! Prefácio. In: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; IDEM, Rita de Cássia (org.). Experiências Estéticas em Educação Matemática. Porto Alegre: Fi, 2021b. p. 11-24.
ROSA, Maurício. Mathematics Education in/with Cyberspace and Digital Technologies: What Has Been Scientifically Produced About It? In: BICUDO, Mari Aparecida Viggianni (Ed). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. Springer, 2020, p. 3-15.
ROSA, Maurício. A Construção de Identidades Online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso á distância. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - UNESP, Rio Claro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2021.
ROSA, Maurício; GIRALDO, Victor Augusto. Transpondo Problemas para que uma educação matemática decolonial e de (re)invenção “não passe em branco”. RIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v.13, n. 2, p.1-25, 2023.
ROSA, Maurício; MALTEMPI, Marcus Vinicius. A Construção do Conhecimento Matemático sobre Integral: o movimento hipertextual em um curso utilizando o RPG online. In.: JAHN, Ana Paula; ALLEVATO, Norma. Sueli. Gomes. (Org.). Tecnologias e educação matemática: ensino aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, v.7, 2010, p. 25–44
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur. Belford. Educação Financeira na Escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim Gepem, n. 66, p. 3-19, 2015.
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur. Belford. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In.: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC- Paraná, 2013, p. 1-9. Disponível em: UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A MATEMÁTICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PDF Free Download (docplayer.com.br). Acesso em: 30 mai. 2023.
THURIBULÁRIO. In.:THE FREE Dictionary. Novo Diccionário da Língua Portuguesa, 1913. Disponível em: https://pt.thefreedictionary.com/Thuribul%c3%a1rio. Acesso em: 30 mai. 2023.
VATIKIOTIS, Panayiotis Jerasimof. “K̲h̲idīw”, in, In.:BEARMAN, Peri; BIANQUIS, Thierry; BOSWORTH, Clifford Edmund; DONZEL, Emeri van; HEINRICHS, Wolfhart (Eds) Encyclopaedia of Islam, Second Edition, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1163/1573-3912_islam_SIM_4283
WILLIAMS, Raymond. Keywords: A vocabulary of culture and society. Oxford University Press, 2015.
Publicado
2024-03-11
Como Citar
ROSA, M.; POWELL, A. B. Cinema, Internet, Racismo e Mercado Financeiro: das denúncias coloniais à héxis política pela educação matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-25, 11 mar. 2024.