Conhecimento Matemático Evidenciado por Professores da Educação Básica por meio do Ensino Exploratório

  • Vanessa Garcia Shiinoki Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná. https://orcid.org/0009-0003-1767-2006
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. https://orcid.org/0000-0002-1489-6245
  • Marília Meletti de Abreu Probst Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL). https://orcid.org/0009-0006-9159-7085
Palavras-chave: Subdomínios do Conhecimento Matemático, Prática Docente, Ensino de Matemática

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino evidenciados por meio da prática docente dos professores em um curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática. A estrutura metodológica utilizada foi qualitativa e interpretativa. Os dados analisados foram produzidos por meio da observação participante da pesquisadora, utilizando seu diário de campo, as escritas dos estudantes e registros fotográficos. Foi possível identificar diferentes subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino em diferentes momentos: no planejamento das aulas, durante as aulas e na discussão e análise das aulas. Concluímos que o uso de tarefas matemáticas desafiadoras, a abordagem de ensino exploratório e o trabalho colaborativo no planejamento possibilitaram aos professores uma reflexão mais profunda sobre o Conhecimento Matemático do Professor.

Biografia do Autor

Vanessa Garcia Shiinoki, Mestranda do Programa de Pós-Graduação: mestrado em ensino de matemática na universidade tecnológica federal do paraná.

Participa como aluna regular de mestrado no PPGMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR multicampi Cornélio Procópio e Londrina. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é professora regente dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Londrina.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Departamento de Ciências Humanas. Docente permanente do curso de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós -Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

                     
Marília Meletti de Abreu Probst, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR. Mestre pelo PROFMAT na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mestre em Matemática pelo programa PROFMAT - Rede Nacional pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.
Pós-Graduação "Lato Sensu" em Tecnologias Aplicadas a educação presencial. Graduação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é docente de Matemática na Educação Básica, Ensino Fudamental II e Ensino Médio, no Colégio Estadual Dr. Gabriel Carneiro Martins - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEED/PR.

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Publicado
2024-07-12
Como Citar
GARCIA SHIINOKI, V.; DE FÁTIMA DANTE CORREIA ROCHA, Z.; MELETTI DE ABREU PROBST, M. Conhecimento Matemático Evidenciado por Professores da Educação Básica por meio do Ensino Exploratório. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-19, 12 jul. 2024.