Conhecimento Matemático Evidenciado por Professores da Educação Básica por meio do Ensino Exploratório
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino evidenciados por meio da prática docente dos professores em um curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática. A estrutura metodológica utilizada foi qualitativa e interpretativa. Os dados analisados foram produzidos por meio da observação participante da pesquisadora, utilizando seu diário de campo, as escritas dos estudantes e registros fotográficos. Foi possível identificar diferentes subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino em diferentes momentos: no planejamento das aulas, durante as aulas e na discussão e análise das aulas. Concluímos que o uso de tarefas matemáticas desafiadoras, a abordagem de ensino exploratório e o trabalho colaborativo no planejamento possibilitaram aos professores uma reflexão mais profunda sobre o Conhecimento Matemático do Professor.
Referências
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, n. 59, p. 389-407, 2008.
BISHOP, Alan James.; GOFFREE, Ferdinand. Classroom organization and dynamics. In: Christiansen, B.; Howson, A. G.; Otte, M. (Eds.), Perspectives on mathematics education. Dordrecht: D Reidel, p. 309-365, 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANAVARRO, Ana Paula. Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/4265. Acesso em: 10 ago. 2023.
CARRILLO-YAÑEZ, José; CLIMENT, Nuria; MONTES, Miguel Ángel; CONTRERAS-GONZÁLEZ, Luis Carlo. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model*. Research in Mathematics Education, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 236-253, 2018.
CYRINO, Márcia; JESUS, Cristina. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática Analysis of mathematical tasks in a continuing primary teacher education scheme. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 20, p. 751-764, 2014.
ELIAS, Henrique Rizek. A escrita como um meio para mobilizar o conhecimento matemático docente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2021. p. 1. Disponível em: https://www.even3.com.br//anais/viiisipemvs2021/382158-a-escrita-como-um-meio-para-mobilizar-o-conhecimento-matematico-docente. Acesso em: 15 set. 2023.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega; RIBEIRO, Miguel; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Conhecimento matemático para ensinar Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Zetetike, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 496-514, 2017.
MENEZES, Luís., OLIVEIRA, Hélia., CANAVARRO, Ana Paula. Descrevendo as Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O caso da professora Fernanda. Actas del VII CIBEM. Montevideu, Uruguay: CIBEM, 2013.
OLIVEIRA, Maria Borin; GARCIA, Tânia Marli Rocha. Frações: explorar para compreender. Governo do Paraná, 2014. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf
PONTE, João Pedro da. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: TAVARES, J. (Ed.). Investigar e formar em educação: Actas do IV congresso da SPCE. Porto: SPCE, p. 59-72, 1999.
PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em matemática. O professor e o desenvolvimento curricular, [s. l.], p. 11-34, 2005a.
PONTE, João Pedro da. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In: SANTOS, Lurdes; CANAVARRO, Ana Paula; BROCARDO, João (Eds.). Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas. Lisboa: APM, p. 267-284, 2005b.
PONTE, João Pedro da. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, p. 13-27, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/275409996_Tarefas_no_ensino_e_na_aprendizagem_da_Matematica. Acesso em: 11 set. 2023.
RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. masterThesis - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, [s. l.], 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/25662. Acesso em: 10 jun. 2023.
SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 266-283, 2012.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, [s. l.], v. 15, n. 2, p. 4, 1986.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, dez. 2014. Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293.%20Acesso%20em%3A%2012>. Acesso em: 20 out. 2023.
STEIN, Mary Kay ; ENGLE, Randi A.; SMITH, Margaret Schwan.; HUGHES, Elizabeth K. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.
STEIN, Mary Kay ; HENNINGSEN, Marjorie; SMITH, Margaret Schwan; SILVER, Edward A.; Implementing Standards-Based Mathematics Instruction: A Casebook for Professional Development. [S. l.]: Teachers College Press, 1234 Amsterdam Avenue, New York, NY 10027, 2000. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2023.
STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão da investigação à prática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28, 2009.
VALE, Isabel. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Revista Interacções, [s. l.], v. 8, n. 20, 2012. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/493. Acesso em: 10 ago. 2023.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.