O processo de imaginação pedagógica na perspectiva da educação inclusiva: influências na formação inicial de professores de Matemática

  • Vanessa de Paula Cintra Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jessica Costa Lopes Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0009-0006-7108-0759
Palavras-chave: Diversidade, Educação para todos, Prática como componente curricular, Geometria

Resumo

Neste texto, analisamos aspectos relevantes da formação inicial de alunos do curso de Matemática que cursaram uma disciplina de Prática como Componente Curricular II, que aborda de forma interdisciplinar práticas para o ensino de Geometria em ambientes inclusivos, apoiada principalmente na Imaginação Pedagógica. É uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos participantes e de observações das aulas, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Pudemos identificar contribuições à formação inicial dos licenciandos, ao imaginarem práticas inclusivas nas aulas de Matemática, com possibilidades para transformar a situação em um cenário de inclusão, proporcionando a reflexão e criticidade sobre a prática pedagógica, de forma a (re)construir a identidade pessoal e a consolidar o saber docente. Por fim, destacamos a importância da inserção de futuros professores em um ambiente educacional que proporcione o diálogo inclusivo e lhes possibilite novos conhecimentos e o direito à educação para todos.

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Publicado
2024-05-25
Como Citar
CINTRA, V. DE P.; COSTA LOPES, J. O processo de imaginação pedagógica na perspectiva da educação inclusiva: influências na formação inicial de professores de Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-23, 25 maio 2024.