Uso de Jogo Digital em Aula de Matemática: um desafio para engajar os alunos no aprendizado
Resumo
Jogos digitais como ferramenta pedagógica contribuem para a compreensão de conceitos matemáticos inerentes a diversas atividades do mundo contemporâneo. Este artigo explora o jogo “Torre de Hanoi” (TH) digital em aula de matemática, destacando seu potencial para construção de conhecimento sobre progressão geométrica. Neste estudo são apresentadas evidências empíricas acerca da percepção e sentimentos de alunos do ensino médio, diante da proposta de uso do jogo TH digital para aprender matemática. Métricas referentes ao desempenho dos alunos no jogo e ao aprendizado destes mediante uma intervenção escrita foram analisadas. Resultados evidenciam sinais positivos de que o jogo digital impõe desafios e estimula os alunos em aulas de matemática. As métricas de desempenho derivadas da utilização do jogo indicam falta de habilidade de elaboração de estratégias efetivas para avançar de nível. Sexo feminino avançou de forma mais efetiva no jogo que masculino, fornecendo evidência de influência do sexo no desempenho.
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