O Conhecimento Matemático De Futuros Pedagogos: Um Olhar Acerca Das Quatro Operações

Palavras-chave: Pedagogia, Matemática, Operações básicas, Formação inicial, Ensino Fundamental I

Resumo

Este artigo objetivou investigar sobre o processo de aprendizagem das operações básicas da matemática em uma turma do sétimo semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa de caráter exploratório, baseada na observação direta do pesquisador. Sob essa perspectiva, temos a seguinte questão de investigação: Qual a compreensão dos estudantes de uma turma de Pedagogia em relação ao ensino das quatro operações matemáticas? Este estudo foi conduzido por meio da observação e análise das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental de Matemática, oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A partir das observações e análises realizadas, tornou-se evidente a importância de ampliar a oferta das disciplinas relacionadas à Matemática na grade curricular do curso de Pedagogia, bem como a busca do aprimoramento do conhecimento matemático por parte desses graduandos.

Biografia do Autor

Zenildo Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ensino e História das Ciências e Matemática (doutorado) da Universidade Federal do ABC, Campus Santo André - SP. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2019), graduado MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016), pós-graduado em Literatura e Ensino de Literatura, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011) e graduado em LETRAS Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática - GHEMAT-BRASIL. Tem experiência docente na Educação Básica, ensinos Fundamental I e II ministrando as disciplinas (Matemática, Desenho Geométrico, Redação e Literatura). Participa do Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM/UESB e do Grupo de Pesquisa Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica - GIHCEC /UFABC.

Irani Parolin Sant'Ana

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC . Nos últimos anos tem coordenado projetos de Extensão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, ensino e aprendizagem e história do ensino da matemática.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas, em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; e estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). 

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Publicado
2025-04-25
Como Citar
MIRANDA, B.; PEREIRA SANTOS, R.; SANTOS, Z.; PAROLIN SANT’ANA, I.; CAMARGO SANT’ANA, C. O Conhecimento Matemático De Futuros Pedagogos: Um Olhar Acerca Das Quatro Operações. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 49, p. 1-20, 25 abr. 2025.