Discussões de gênero na formação inicial do professor de Matemática: um olhar sobre os Projetos Pedagógicos dos Institutos Federais Brasileiros
Resumo
Este estudo visa analisar como tem sido promovido o debate sobre questões relacionadas aos estereótipos de gênero na formação inicial dos professores de Matemática. Buscando responder essa questão, realizou-se um levantamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de licenciatura em Matemática em todos os Institutos Federais brasileiros. Em seguida, examinou-se a presença de diretrizes que provocassem discussões sobre as disparidades de gênero, analisando-os por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram para uma prevalência de instituições que não abordam o tema em seus PPCs como requisito essencial para o perfil do egresso ou em disciplinas específicas. Contudo, é possível observar um número significativo de instituições que têm promovido ações em prol desse debate, à revelia da ausência de exigibilidade por parte das diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) que, desde 2019, deixou de exigir a inclusão de questões de gênero na formação inicial docente.
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