Formação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: disciplinas de um curso de Pedagogia
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender, na perspectiva de estudantes, as contribuições das disciplinas de um curso de Pedagogia para a formação matemática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em que se utilizaram, para produção de dados, entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes – Andréia, Fernanda, Maria Paula e Silvia – de disciplinas que discutem questões teóricas e metodológicas do ensino e da aprendizagem da matemática. A análise dos dados evidenciou a importância dessas disciplinas para a formação dos professores, pois as estudantes destacaram a dinâmica das aulas que, primeiro, desenvolviam uma atividade e, em seguida, discutiam textos teóricos sobre o conteúdo ou tema abordado. As estudantes indicaram que as reflexões promovidas nas aulas as fizeram pensar de forma diferente sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. As narrativas que escreveram sobre as aulas dessas disciplinas possibilitaram às alunas explicitar suas compreensões, aprendizagens, sentimentos e angústias e também constituíram uma maneira diferente de avaliação.
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