Formação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: disciplinas de um curso de Pedagogia

  • Bárbara Kelmer Müller Duarte Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hugo Lagrimante Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Reginaldo Fernando Carneiro Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora.
Palavras-chave: Formação de Professores. Matemática. Pedagogia. Anos Iniciais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, na perspectiva de estudantes, as contribuições das disciplinas de um curso de Pedagogia para a formação matemática. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em que se utilizaram, para produção de dados, entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes – Andréia, Fernanda, Maria Paula e Silvia – de disciplinas que discutem questões teóricas e metodológicas do ensino e da aprendizagem da matemática. A análise dos dados evidenciou a importância dessas disciplinas para a formação dos professores, pois as estudantes destacaram a dinâmica das aulas que, primeiro, desenvolviam uma atividade e, em seguida, discutiam textos teóricos sobre o conteúdo ou tema abordado. As estudantes indicaram que as reflexões promovidas nas aulas as fizeram pensar de forma diferente sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. As narrativas que escreveram sobre as aulas dessas disciplinas possibilitaram às alunas explicitar suas compreensões, aprendizagens, sentimentos e angústias e também constituíram uma maneira diferente de avaliação.

Biografia do Autor

Bárbara Kelmer Müller Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Hugo Lagrimante Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Reginaldo Fernando Carneiro, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora.
Licenciado em Matemática e Doutor em Educação pela UFSCar. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CHACÓN, Inés M. G. Matemática emocional: los afectos en el aprendizaje matemático. Madrid: Narcea, 2000.

CURI, Edda. A formação matemática de professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación. v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/1117Curi.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2011.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. p. 59-79.

LIMA, Luciano C. Da mecânica do pensamento ao pensamento emancipado da mecânica. In: CUT/SP. Programa Integrar. Caderno do Professor, Trabalho e Tecnologia. CUT/SP, 1998. p. 95-103.

MIZUKAMI, Maria G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, Adair M.; PAIVA, Maria A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 213-231.

MIZUKAMI, Maria Graça N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

NACARATO, Adair M.; MENGALI, Brenda L. da Silva; PASSOS, Cármem L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PONTE, João P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. In: _______. (Org.). Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa: IIE, 1992. p. 185-239.

PONTE, João P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo Flores; CARRILLO, José. Conocimiento especializado de un profesor de matemáticas de Educación Primaria al enseñar los números racionales. Bolema., v. 29, n. 51, p. 143-166. abr. 2015

SERRAZINA, Maria L.; MATOS, José M. Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 1-24, 2000.

SOUZA, Elizeu C.; CORDEIRO, Verbena M. R. Por entre escritas, diários e registros de formação. Presente! Revista de Educação, Salvador, n. 57, p. 45-49, 2007.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
DUARTE, B. K. M.; FERREIRA, H. L.; CARNEIRO, R. F. Formação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: disciplinas de um curso de Pedagogia. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental