Quem são es professories que buscam formação em Estudos de Gênero na Educação Matemática?

  • Hygor Batista Guse Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5543-6627
Palavras-chave: Formação de Docentes que Ensinam Matemática, Estudos de Gênero, Educação Matemática

Resumo

Pesquisas no campo da Educação Matemática têm apontado a necessidade de formações docentes que visem um ensino que seja articulado a debates de caráter social e político, em particular com respeito a questões de gênero e sexuais. Este artigo analisa dados que foram produzidos no momento da inscrição em um Curso de Extensão intitulado “Estudos de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?” oferecido no período de março a maio de 2022 para docentes em formação inicial ou continuada na área de Matemática. Identificamos que o perfil de es professories que se inscreveram no curso é, geralmente, de pessoas pertencentes a grupos socialmente marginalizados. Além disso, verificamos que temos um longo caminho a percorrer para caminharmos em direção à um ensino de Matemática que vá na contramão do que hegemonicamente vem sendo instaurado.

Biografia do Autor

Hygor Batista Guse, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: hygor.guse@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2052-4998

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: agnaldo@im.ufrj.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5543-6627.

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Publicado
2024-11-01
Como Citar
BATISTA GUSE, H.; DA CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, A. Quem são es professories que buscam formação em Estudos de Gênero na Educação Matemática?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-26, 1 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática