Explorando Conexões entre Representações Sociais e Modelagem Matemática: Uma Investigação sobre o Ensino de Matemática na Formação de Pedagogos
Resumo
A investigação buscou articular a teoria das representações sociais com o uso da modelagem matemática em aulas com acadêmicos de pedagogia. Representação social no sentido das interpretações, julgamentos e atitudes que o indivíduo constrói com outros indivíduos e com o ambiente em que vive sobre um determinado objeto ou situação e modelagem matemática como uma alternativa pedagógica que utiliza a investigação de problemas reais em sala de aula. Neste artigo temos como objetivo verificar como a modelagem matemática pode influenciar a forma de “enxergar” a matemática e consequentemente se pode estimular a alteração de concepções de ensino dos futuros professores. Para tanto investigamos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Universidade pública do interior de Mato Grosso do Sul analisando questionários sobre concepções de matemática e ensino de matemática antes e depois de um curso de formação continuada com ênfase em modelagem matemática. Percebemos que a partir das discussões emergentes do curso, houve uma suavização das representações sociais dos mesmos em relação ao contexto investigado.
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