Características dos Objetos de Aprendizagem Criados na Plataforma GenIA por Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática
Resumo
Os avanços tecnológicos na educação impulsionaram a criação de Objetos de Aprendizagem (OA) em diversas formas e plataformas. Compreender as características dos OA concebidos pelos estudantes de licenciatura é importante para analisar sua familiaridade com as tecnologias e explorar as possibilidades de uso em sala de aula no futuro, quando se tornarem professores. Com o intuito de investigar esse processo, realizamos uma pesquisa qualitativa com estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, utilizando a plataforma GenIA para a criação de OA. Os resultados revelaram que, entre as diversas características observadas, a apresentação de conteúdo e o uso de personagens para interação se destacam como abordagens frequentemente utilizadas na criação de OA pelos estudantes.
Referências
BALBINO, Renata Oliveira; KALINKE, Marco Aurélio; ZATTI, Evandro Alberto; MATTOS, Silvana Gogolla; LOSS, Taniele; MOTTA, Marcelo Souza. Programação Intuitiva: em Busca de Compreensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 17 dez. 2021.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 5ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 17 de fevereiro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Disponível em: < https://www.sinepepr.org.br/acervo/legislacao/MEC/Parecer_CNE_CEB_02_2022_anexo.pdf >. Acesso em: 02 set. 2024.
GPINTEDUC. Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: < https://gpinteduc.wixsite.com/utfpr/definicoes-do-grupo > Acesso em: 04 set. 2024
KALINKE, Marco Aurélio. Internet na educação. Curitiba: Chain, 2003.
KALINKE, Marco Aurélio; BALBINO, Renata Oliveira. Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In:
KALINKE, Marco Aurélio; MOCROSKY, Luciane Ferreira (Org.). A Lousa Digital e Outras Tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016, p. 13-32.
KALINKE, Marco Aurélio; MOTTA, Marcelo Souza. Uma proposta metodológica para a produção de objetos de aprendizagem na perspectiva da dimensão educacional. In: KALINKE, Marco Aurélio; MOTTA, Marcelo Souza (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 203-218.
KALINKE, Marco Aurélio; MOCROSKY, Luciane Ferreira; PANOSSIAN, Maria Lúcia; BANIN, Edna Sakon. Tecnologias digitais na formação e prática dos futuros professores de Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em:
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora 34. 2010.
UTFPR. (2024). Tecnologias no Ensino de Matemática. Plano de ensino. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Disponível em: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad00/mpPlanoEnsinoInformativo.pcPrintInfoPlaEns?p_Disccodnr=13605&p_Plaenscodnr=17227&p_Unidcodnr=1. Acesso em: 03 set. 2024.
ZATTI, Evandro Alberto; BALBINO, Renata; MATTOS, Silvana Gogolla; KALINKE, Marco Aurélio. Uma proposta para a criação de uma plataforma assistida pela inteligência artificial para construção de objetos de aprendizagem de Matemática. Revista Paradigma, 43ª edição temática 2, pp. 259-281, 2022.
Copyright (c) 2025 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.