O ensino da Função Afim: uma intervenção metodológica abordando o Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas no 1.º ano do Ensino Médio

Palavras-chave: Função Afim. Resolução de Problemas. Ensino Médio. Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições do Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas em uma turma do 1.º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada especificamente no contexto do ensino de Função Afim em uma Escola Estadual localizada no município de Nova Andradina – MS. Para a realização deste trabalho de natureza qualitativa, utilizou-se um Relatório Descritivo (RD) como ferramenta para registrar a participação e os avanços dos estudantes durante a intervenção pedagógica. As etapas da Resolução de Problemas, conforme propostas por Onuchic e Allevato (2011), foram adaptadas para quatro momentos distintos. Os resultados obtidos indicaram que a autonomia dos estudantes foi significativamente estimulada através da participação ativa na formulação e resolução de problemas. Observou-se, também, uma dependência dos alunos em relação ao professor quando se utilizavam metodologias tradicionais. A metodologia baseada na Resolução de Problemas, por outro lado, promoveu uma maior interação entre os estudantes, facilitando discussões que estimularam a argumentação, a criatividade e o raciocínio lógico. Esse ambiente colaborativo contribuiu para a construção de conceitos matemáticos fundamentais de maneira ampla e significativa, refletindo um aprendizado mais aprofundado e contextualizado. Um ponto relevante identificado na pesquisa foi a diferença na argumentação entre os estudantes que já haviam tido contato com a metodologia de Resolução de Problemas em comparação àqueles que não tinham. Aqueles que já haviam tido contato com a metodologia demonstraram um domínio mais consistente dos conceitos matemáticos, além de uma capacidade superior de articular suas ideias e defender seus raciocínios.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes De La Rosa. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim Gepem, p. 133, 2009.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Orgs). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí. 2.ª ed.: Paco Editorial, 2014.
ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. 325f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ensino Médio: orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas. Intermaths, v. 3, n. 1, p. 8-16, 2022.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199 – 220.
ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, p. 73-98, 2011
SECRETARIA DE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Orientações Pedagógicas: Organizador curricular - Ensino Médio. Matemática e suas tecnologias. SED/MS, 2024
Publicado
2025-08-18
Como Citar
SOUZA, E.; GONZALES, K. G. O ensino da Função Afim: uma intervenção metodológica abordando o Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas no 1.º ano do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 22, 18 ago. 2025.