Modelagem Matemática: uma possibilidade para o ensino de matemática nos anos iniciais
Resumo
Esta investigação foi realizada com um grupo de estudantes do curso de pedagogia de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul, objetivando mostrar que, mesmo sem formação específica na área de matemática, o professor que tem a oportunidade de estudar os conteúdos matemáticos como um todo, utilizando Modelagem Matemática, como uma estratégia de ensino e aprendizagem, poderá aprofundar seus conhecimentos, o que possibilitaria trabalhar em sala de aula com desenvoltura e segurança, proporcionando a seus alunos a possibilidade de participação ativa na própria aprendizagem. Para tanto, desenvolvemos o estudo em duas fases, uma oficina para acadêmicos do curso de pedagogia com ênfase em Modelagem Matemática e a observação das aulas desses em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de Ponta Porã. Dentre os resultados obtidos destacamos que existem ações peculiares da atividade de Modelagem Matemática, que foram discutidas na oficina e foram utilizadas em sala de aula.
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