Modelagem Matemática: uma possibilidade para o ensino de matemática nos anos iniciais

  • Debora Coelho de Souza ufms
  • Claudia Carreira da Rosa Ufms
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Anos Iniciais. Ensino de Matemática.

Resumo

Esta investigação foi realizada com um grupo de estudantes do curso de pedagogia de uma universidade pública de Mato Grosso do Sul, objetivando mostrar que, mesmo sem formação específica na área de matemática, o professor que tem a oportunidade de estudar os conteúdos matemáticos como um todo, utilizando Modelagem Matemática, como uma estratégia de ensino e aprendizagem, poderá aprofundar seus conhecimentos, o que possibilitaria trabalhar em sala de aula com desenvoltura e segurança, proporcionando a seus alunos a possibilidade de participação ativa na própria aprendizagem. Para tanto, desenvolvemos o estudo em duas fases, uma oficina para acadêmicos do curso de pedagogia com ênfase em Modelagem Matemática e a observação das aulas desses em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de Ponta Porã. Dentre os resultados obtidos destacamos que existem ações peculiares da atividade de Modelagem Matemática, que foram discutidas na oficina e foram utilizadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Debora Coelho de Souza, ufms
acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã - MS (CPPP). integrante do Programa de Educação Tutorial - Matemática; PET - MAT conexão dos saberes, colaboradora do projeto;Formação de professor - um elo entre a teoria e prática, e LEPMAT- Laboratório de ensino e pesquisa em matemática, participante do GFEPEM - grupo de fronteira estudo e pesquisa em educação matematica.
Claudia Carreira da Rosa, Ufms
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Maringá (2007). É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Maringá (2013).

É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã/MS (CPPP). Atualmente é coordenadora do curso de Matemática e Tutora do Programa de Educação tutorial PET/MAT/ Conexão de Saberes/CPPP.

 

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005a.

ALMEIDA, L. M. W.; SANTOS F. V. S. O software Modellus em situações de Modelagem Matemática: uma reflexão sobre as possibilidades de um software educativo. In: II Encontro Paranaense de Informática Educacional. Anais eletrônicos do II ENINED. Foz do Iguaçu.Paraná. 2006.

BARBOSA, J. C. As relações dos professores com a Modelagem Matematica. In Encontro Nacional de Educação Matemática, 8, 2004, Recife. Anais... Recife: SBEM, 2004b. 1 CD-ROM

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006.

BISOGNIN, E. BISOGNIN, V. Percepção de Professores sobre o uso da Modelagem Matemática em sala de aula. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 26, n. 43, p.277-297, agosto 2012

BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. JESUS, Wilson Pereira de. Professores

generalistas e a Matemática nas séries iniciais: uma reflexão. EBRAPEM, X Encontro,

Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/01-

pdf> Acesso em: 24 de mar. de 2012.

D’AMBROSIO, B. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 34-40, 1993.

D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: Reflexões sobre Educação e Matemática. Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de Matemática: O Caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In: FIORENTINI, D. (org) Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

NACARATO, Alda M. MENGALI, Brenda .L.S. PASSOS, Cármem Lúcia B. A

matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1992.

PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A. V. BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 250-263.

ROSA, C.C. A Formação do Professor Reflexivo no Contexto da Modelagem Matemática. Tese de doutorado (Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ª ed . Petrópolis, RJ:

Vozes, 2011.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
SOUZA, D. C. DE; DA ROSA, C. C. Modelagem Matemática: uma possibilidade para o ensino de matemática nos anos iniciais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental