MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO ENTRE ENSINAR E APRENDER

  • Cláudia Carreira da Rosa ufms
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Formação de professores, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta um apanhado sobre as pesquisas envolvendo Modelagem Matemática no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que relacionam tal estratégia com formação de professores que ensinam matemática e com a aprendizagem em matemática. A Modelagem[1] é vista neste contexto como uma estratégia pedagógica que usa problemas da realidade e torna presente os conteúdos matemáticos objetivando torna-los menos abstratos. É defendida na formação de professores, por oportunizar uma formação crítica e reflexiva que pode levar o profissional a repensar sua prática de sala de aula, seja ela no nível que for. Tal estratégia pode ser vista também como uma possibilidade para inovar as aulas de matemática, buscando de forma geral, facilitar o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos em sala de aula, estimulando a participação ativa do aluno na construção de seu conhecimento.


[1] Vamos utilizar Modelagem Matemática e Modelagem com o mesmo significado.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
DA ROSA, C. C. MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DIÁLOGO ENTRE ENSINAR E APRENDER. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.