O processo de apropriação de tecnologias digitais por professores dos anos iniciais para o ensino de Geometria
Resumo
O objetivo deste artigo é o de discutir e analisar três episódios originados de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática, a qual investigou o conhecimento profissional docente e o processo de apropriação de tecnologias digitais de professoras dos anos iniciais participantes de um grupo de estudos sobre ensino de Geometria. Tal pesquisa, de natureza qualitativa e co-generativa, teve como referencial teórico os estudos de Leontiev, Shulman, de Mishra e Koehler e de Murphy e Lick. Na análise interpretativa, destacamos evidências nos episódios as quais revelaram indícios de mudanças nas práticas pedagógicas das professoras participantes. Tais evidências permitiram concluir que o grupo de estudos favoreceu o processo de apropriação de tecnologias digitais pelas professoras e o aprimoramento do conhecimento profissional docente, uma vez que a interação com os aplicativos propiciou-lhes conhecer sua natureza, vislumbrar possibilidades para o ensino e compreender como a tecnologia se relaciona à pedagogia e ao conteúdo.
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