O processo de apropriação de tecnologias digitais por professores dos anos iniciais para o ensino de Geometria

  • Edite Resende Vieira Colégio Pedro II Projeto Fundão-Instituto de Matemática/UFRJ
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. TPACK. Grupo de Estudos. Ensino de Geometria. Conhecimento Profissional Docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de discutir e analisar três episódios originados de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática, a qual investigou o conhecimento profissional docente e o processo de apropriação de tecnologias digitais de professoras dos anos iniciais participantes de um grupo de estudos sobre ensino de Geometria. Tal pesquisa, de natureza qualitativa e co-generativa, teve como referencial teórico os estudos de Leontiev, Shulman, de Mishra e Koehler e de Murphy e Lick. Na análise interpretativa, destacamos evidências nos episódios as quais revelaram indícios de mudanças nas práticas pedagógicas das professoras participantes. Tais evidências permitiram concluir que o grupo de estudos favoreceu o processo de apropriação de tecnologias digitais pelas professoras e o aprimoramento do conhecimento profissional docente, uma vez que a interação com os aplicativos propiciou-lhes conhecer sua natureza, vislumbrar possibilidades para o ensino e compreender como a tecnologia se relaciona à pedagogia e ao conteúdo.

Biografia do Autor

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II Projeto Fundão-Instituto de Matemática/UFRJ
Educação Matemática
Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Universidade Anhanguera de São Paulo
Educação Matemática

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
VIEIRA, E. R.; LOBO DA COSTA, N. M. O processo de apropriação de tecnologias digitais por professores dos anos iniciais para o ensino de Geometria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental