A formação continuada para professores de Matemática e a utilização das Ferramentas Google e GeoGebra

uma proposta inspirada no contexto pós-pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Formação continuada de professores que ensinam Matemática, Formação inicial do professor de Matemática, Tecnologias digitais, Ferramentas Google, GeoGebra

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado cujo objetivo foi analisar as implicações de uma formação para professores de Matemática nas aulas presenciais utilizando tecnologias digitais no período após o isolamento social. Para o embasamento teórico, utilizaram-se dos apontamentos de Kenski, Borba, Penteado, Scucuglia, Gadanidis e Richit. A formação foi dividida em dois módulos: o primeiro abordou os recursos das Ferramentas Google e o segundo apresentou os recursos da janela de visualização 2D do software GeoGebra e como associá-lo às habilidades desenvolvidas no material Currículo em Ação da rede estadual de ensino de São Paulo. Os resultados mostraram que a formação possibilitou que os professores empregassem com segurança os recursos tecnológicos, propiciou que os participantes se apropriassem dos conceitos de base, ajudou no desenvolvimento das práticas docentes, trouxe reflexão sobre as metodologias de ensino, permitiu o compartilhamento de vivências entre pares e viabilizou a associação dos recursos tecnológicos ao currículo.

Biografia do Autor

Karina Aguena Shimizu Senna, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Professora Especialista em Currículo no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Roque.

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BORBA, Marcelo de Carvalho.; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática.)
BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo Rodrigues da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. (Coleção Tendências em Educação Matemática.)
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação.)
RICHIT, Adriana; OLIVEIRA, Hélia. (org.) Formação de professores e tecnologias digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2021a.
RICHIT, Adriana; OLIVEIRA, Hélia. (org.) Tecnologias na formação e prática docente. São Paulo: Livraria da Física, 2021b.
Publicado
2025-12-16
Como Citar
SENNA, K. A. S.; PIRES, R. F. A formação continuada para professores de Matemática e a utilização das Ferramentas Google e GeoGebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 51, p. 1-20, 16 dez. 2025.