AS ABORDAGENS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS

  • Elizangela da Silva Galvão
  • Adair Mendes Nacarato
Palavras-chave: resolução de problemas, livro didático, matemática nos anos iniciais.

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que visou identificar e analisar as concepções de resolução de problemas presentes em livros didáticos destinados aos anos iniciais do ensino fundamental. A partir do mapeamento das coleções solicitadas pelos professores da rede municipal de Itatiba/SP ao PNLD, foram selecionadas para análise as três mais indicadas. Inicialmente foi realizada uma análise quantitativa visando identificar a intensidade com que a resolução de problemas aparece em cada coleção e em cada campo da matemática, para, em seguida, proceder a uma análise qualitativa, centrando-se principalmente nas concepções e nos tipos de problemas. A análise evidenciou as diferentes compreensões sobre o que é resolução de problemas.

Biografia do Autor

Elizangela da Silva Galvão

Graduanda em Pedagogia; bolsista PIBIC, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

Adair Mendes Nacarato

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

Referências

BRANCA, Nicholas A. Resolução de problemas como meta, processos e habilidade básica. In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. A resolução de problemas na matemática escolar. Tradução: Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. p. 5-11.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC / SEF, 1997. V. 3.

CÂNDIDO, Patrícia T. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-102.

DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-102.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

GRANDO, Regina Célia. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. 1995. 175 p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Unicamp, Campinas, SP.

MENDONÇA, Maria do Carmo Domite. Problematização: um caminho a ser percorrido em Educação Matemática. 1993. 307p. Tese (Doutorado em Educação) — Unicamp, Campinas, SP.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

RINO, João. O jogo, interações e matemática. Local: Etigrafe, 2004.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Expectativas de aprendizagem: São Paulo faz escola. São Paulo, s.d. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2009.

STANCANELLI, Renata. Conhecendo diferentes tipos de problemas. In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 103-120.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Como Citar
DA SILVA GALVÃO, E.; MENDES NACARATO, A. AS ABORDAGENS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 6, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)