Análise das Concepções de Futuros Professores de Matemática sobre o Ensino de Matemática

  • Maria Caroline Libardi Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática, Concepção, Ensino de Matemática.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o de investigar as concepções de futuros professores de Matemática sobre o ensino de Matemática e a relação com a formação recebida no curso. Participaram do estudo três estudantes do segundo, terceiro e quarto anos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. Foi aplicada uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que o estudante do segundo ano apresentou uma concepção empirista de ensino e, os do terceiro e quarto anos, construtivista. Assim, há uma evolução da concepção empirista para a construtivista ao longo do curso de licenciatura. Por outro lado, os resultados mostraram que há uma tendência na formação oferecida nos segundo e terceiro anos do curso a estabelecer uma visão empirista e, no quarto ano, a uma visão apriorista. Conclui-se que as concepções dos estudantes dos terceiro e quarto anos resistem ao que o curso tenta impor.

Biografia do Autor

Maria Caroline Libardi, Universidade Estadual de Maringá
Licencianda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Maringá-UEM/PR
Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática no seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos, formação de professores que ensinam Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM-PR.

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Publicado
2019-02-26
Como Citar
LIBARDI, M. C.; PROENÇA, M. C. DE. Análise das Concepções de Futuros Professores de Matemática sobre o Ensino de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 26 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)