Resolução de Problemas Matemáticos: metanálise de dissertações sobre as dificuldades de alunos de 6º e 8º anos do ensino fundamental

  • Amanda Stefani Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Wilian Barbosa Travassos Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Ensino Fundamental. Dificuldades. Metanálise.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as dificuldades de alunos dos anos finais do ensino fundamental na resolução de problemas matemáticos, apresentadas em dissertações e teses. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, obtendo três dissertações de mestrado acadêmico, referentes à investigação sobre alunos de sexto e oitavo anos do ensino fundamental, as quais foram analisadas por meio de uma metanálise qualitativa. Os resultados mostraram que a maior dificuldade dos alunos nos temas sobre dificuldades na resolução de problemas aritméticos, algébricos e geométricos decorreu da má interpretação/compreensão do problema, relacionada à etapa de representação do problema. Desse modo, o estudo realizado mostrou que há carência de pesquisas envolvendo investigação científica sobre as dificuldades de alunos dos anos finais do ensino fundamental na resolução de problemas, sobretudo, referente aos conteúdos de geometria.

Biografia do Autor

Amanda Stefani, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual de Maringá
Wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual de Maringá
Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Matemática. Atuo na área de Educação Matemática no seguintes temas: resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos, formação de professores que ensinam Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM-PR.

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Publicado
2019-02-21
Como Citar
STEFANI, A.; TRAVASSOS, W. B.; PROENÇA, M. C. DE. Resolução de Problemas Matemáticos: metanálise de dissertações sobre as dificuldades de alunos de 6º e 8º anos do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 21 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)