Reflexão sobre minhas aproximações à Matemática, à Educação Matemática e ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS

  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS

Resumo

Este artigo se refere a minha participação na mesa-redonda sobre a história do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante o XI Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT). Busquei ali relatar, de forma abreviada, algumas lembranças que marcaram minhas sucessivas aproximações à Matemática e a seu ensino e aprendizagem, focalizando mais especificamente estudos e pesquisas que realizei na área de Educação Matemática desde meu ingresso como professor de Matemática na UFMS, em 1983, até a colaboração em criar e implantar o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática dessa universidade, o qual comemorou 10 anos de funcionamento em 2017. Nesse percurso descrevo momentos marcantes de minha trajetória acadêmica, desde meus primeiros passos na escola primária, no ginasial e no colegial, e então na licenciatura em Matemática, no mestrado em Matemática e no doutorado em Didática da Matemática, bem como estudos, pesquisas e práticas de sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Referências

BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande: UFMS, 2005.

FREITAS, J. L. M. Registros de representação semiótica na produção de provas na passagem da aritmética para a álgebra. In: In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática. Campinas: Papirus, 2003. p. 113-124

FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ, 2007. p. 77-111.

PAIS, L.C.; FREITAS, J. L. M.; BITTAR, M. Participação do estado de Mato Grosso do Sul na história recente da educação matemática no Brasil. In: Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 7-24, jan/jun. 2008.

FREITAS, J. L. M. Erro inaceitável. Correio do Estado de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 30 ago. 2013.

FREITAS, J. L. M.; REZENDE, V. Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, jul.-dez. 2013. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/963/pdf_122

Publicado
2017-12-31
Como Citar
FREITAS, J. L. M. DE. Reflexão sobre minhas aproximações à Matemática, à Educação Matemática e ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 31 dez. 2017.
Seção
Celebração dos 10 anos do PPGEdumat (UFMS)