Elementos do Conceito de Limite de Sequências Numéricas Mobilizados em uma Tarefa de Cálculo Diferencial e Integral

  • Maycon Odailson dos Santos da Fonseca
  • Nélvia Santana Ramos
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.
  • Marcele Tavares Mendes
Palavras-chave: Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas Matemáticas, Ambiente de Ensino e de Aprendizagem, Limite de uma Sequência Numérica

Resumo

Considerando a importância de desenvolver tarefas que auxiliem os estudantes de Cálculo Diferencial e Integral na elaboração de conceitos partindo de suas concepções intuitivas e de suas estratégias informais, objetiva-se neste artigo identificar as potencialidades de uma tarefa, cujo contexto é constituído por uma situação realística, em termos de elementos constituintes do conceito de limite de uma sequência numérica que, a partir dela, foram mobilizados. Para tanto, apresenta-se uma análise, de cunho qualitativo e de natureza essencialmente descritiva, de dados oriundos da discussão realizada por três grupos de estudantes. Observou-se a mobilização dos seguintes elementos: identificação de diferentes tipos de sequências; discussão de possíveis formas de organizações dos seus termos; observação quanto ao “modo” de crescimento desses termos; análise da diferença na variação entre os termos das sequências e de seu comportamento em curto e longo prazo. A organização da tarefa como suporte para o trabalho em episódios de resolução de tarefas proporcionou aos estudantes participação ativa, tanto na resolução quanto nos momentos de discussão que levaram à sistematização de elementos constitutivos do conceito de limite de uma sequência numérica.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.
Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

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Publicado
2019-02-26
Como Citar
FONSECA, M. O. DOS S. DA; RAMOS, N. S.; TREVISAN, A. L.; MENDES, M. T. Elementos do Conceito de Limite de Sequências Numéricas Mobilizados em uma Tarefa de Cálculo Diferencial e Integral. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 26 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)