Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática
Resumo
Este artigo discute possibilidades para a avaliação da aprendizagem no trabalho em grupo em aulas de Matemática, assim como sua dinâmica e as ações de intervenção do professor nesse contexto. Toma como pressuposto a avaliação como prática de investigação, que oportuniza momentos de reflexão para o aluno e para o professor, e baseia-se em dados observados e recolhidos em aulas de Matemática de uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. Busca identificar elementos que apontam potencialidades da utilização do trabalho em grupo como meio de intervenção e as possibilidades de sua utilização enquanto instrumento de avaliação. A análise apontou que, ao observar e avaliar a atividade de seus estudantes em trabalho em grupo para além de reconhecer o correto ou o incorreto em suas resoluções, a professora buscava compreender o modo como os alunos estavam lidando com as tarefas, no intutio de guiá-los em seus processos de aprendizagem.
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