Análise de Erros na Produção dos Alunos na Prova da 12ª edição da OBMEP: o Caso das Escolas do Oeste do Pará - Brasil
Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar erros cometidos na prova da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP por alunos das escolas públicas da região Oeste do Pará que estavam cursando o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, na perspectiva da metodologia de análise de erros. Para tanto, foi tomada uma amostra de 620 provas de um universo de 1477. O assunto avaliado foi Aritmética (números e operações), abordado na questão 4 da referida prova. A partir da análise das soluções, os erros foram classificados de acordo com o seu tipo (erros devido à má interpretação, deficiência nos conceitos básicos, desconhecimento de múltiplos e sequências numéricas e aplicação de conhecimento equivocado) e alguns exemplos foram examinados e discutidos. Os principais resultados apontam fragilidades no aprendizado dos conteúdos de múltiplos, divisores e operações básicas, assim como estratégias de resolução mal utilizadas, além de dificuldades apresentadas pelos alunos na interpretação do comando da questão.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática, terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p.
BRASIL. OBMEP: Apresentação. 2017. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/ apresentacao.htm>. Acesso em: 21 set. 2017.
CASTRO, T. G.; ABS, D.; SARRIERA, J. C. Análise de conteúdo em pesquisas de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp.814-825.
CURY, H. N. Análise de erros em demonstrações de geometria plana: um estudo com alunos de 3º grau. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 120 p.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 228 p.
SANTOS, R. M. Estado da arte e história da pesquisa em Educação Estatística em programas brasileiros de pós-graduação. 2015. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade estadual de Campinas, Campinas, 2015.