Análise de Erros na Produção dos Alunos na Prova da 12ª edição da OBMEP: o Caso das Escolas do Oeste do Pará - Brasil

  • Rodrigo Medeiros dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
  • Mario Tanaka Filho Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
  • Michael Machado de Moraes Instituto Federal do Amapá-IFAP
Palavras-chave: Análise de Erros, OBMEP, Aritmética.

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar erros cometidos na prova da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP por alunos das escolas públicas da região Oeste do Pará que estavam cursando o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, na perspectiva da metodologia de análise de erros. Para tanto, foi tomada uma amostra de 620 provas de um universo de 1477. O assunto avaliado foi Aritmética (números e operações), abordado na questão 4 da referida prova. A partir da análise das soluções, os erros foram classificados de acordo com o seu tipo (erros devido à má interpretação, deficiência nos conceitos básicos, desconhecimento de múltiplos e sequências numéricas e aplicação de conhecimento equivocado) e alguns exemplos foram examinados e discutidos. Os principais resultados apontam fragilidades no aprendizado dos conteúdos de múltiplos, divisores e operações básicas, assim como estratégias de resolução mal utilizadas, além de dificuldades apresentadas pelos alunos na interpretação do comando da questão.

Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
Professor Adjunto do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atuante na área da Educação Estatística
Mario Tanaka Filho, Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA
Professor Adjunto do Programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atuante na área da Educação Matemática e da Matemática Pura
Michael Machado de Moraes, Instituto Federal do Amapá-IFAP

Professor do Instituto Federal do Amapá-IFAP. Atuante na área da Educação Matemática

Referências

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Publicado
2020-05-20
Como Citar
SANTOS, R. M. DOS; FILHO, M. T.; MORAES, M. M. DE. Análise de Erros na Produção dos Alunos na Prova da 12ª edição da OBMEP: o Caso das Escolas do Oeste do Pará - Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1- 16, 20 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)