Estratégias e Conjecturas Usadas por um Grupo de Professores dos Anos Iniciais em Atividades Exploratório-Investigativas de Álgebra

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Sabrina Crisostomo da Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Daniele Nervis Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Camila Bassegio Graff Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Palavras-chave: Investigação Matemática. Álgebra. Formação Continuada.

Resumo

O presente trabalho é oriundo dos resultados parciais da pesquisa “Ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atividades exploratório–investigativas e formação docente”, desenvolvida em uma Universidade localizada no Sul do Brasil. Especificamente, a análise da atividade elencada neste relato é procedente de uma formação continuada de professores, realizada na cidade com a qual o grupo de pesquisadores estabeleceu parceria. Assim, o objetivo deste estudo é relatar as estratégias utilizadas pelos docentes dos Anos Iniciais, ao elaborarem as tarefas propostas à luz da tendência Investigação Matemática, contemplando o conteúdo de Álgebra. A coleta de dados está embasada nas transcrições dos gravadores dispostos nos grupos durante a realização da atividade, além de fotos, imagens e anotações dos pesquisadores vinculados. Os resultados apontam que os docentes expressaram distintas conjecturas para a questão proposta, mas as estratégias tinham semelhanças entre si.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Doutora em Informática na Educação. E-mail: mrehfeld@univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0007-8639.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Doutora em Educação. E-mail: igiongo@univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1696-0642.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Doutora em Educação. E-mail: mtquartieri@univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9621-3830.

Sabrina Crisostomo da Silva, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduada em Letras. E-mail: sabrina.silva@univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4882-5776.

Daniele Nervis, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduanda em Fisioterapia. E-mail: daniel.nervis@universo.univates.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0316-5276.

Camila Bassegio Graff, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Universidade do Vale do Taquari - Univates. Graduanda em Pedagogia. E-mail: milagraff@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8256-0201.

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Publicado
2021-03-15
Como Citar
REHFELDT, M. J. H.; GIONGO, I. M.; QUARTIERI, M. T.; DA SILVA, S. C.; NERVIS, D.; GRAFF, C. B. Estratégias e Conjecturas Usadas por um Grupo de Professores dos Anos Iniciais em Atividades Exploratório-Investigativas de Álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-16, 15 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)