Conceito de Identidade e sua Contribuição na Formação de Professores de Matemática
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como Hall (2004), Ciampa (2001) e Dubar (2006) apresentam o conceito de identidade, a fim de fazer uma análise a partir deste conceito, sobretudo, em torno de suas contribuições para as propostas de formação continuada de professores de matemática no que concerne à identidade pessoal e profissional destes docentes. Para tratar da formação de professores de matemática, tomamos como referência Fiorentini e Oliveira (2013) e Nóvoa (1992) para tratar da formação continuada. O estudo foi realizado por meio da uma pesquisa bibliográfica, e o tratamento metodológico da pesquisa foi de tipologia qualitativa. Dessa forma, o estudo aponta diferentes perspectivas a respeito do conceito de identidade, ao mesmo tempo em que os autores convergem quanto a transformações sociais, o que gera crises constantes, acarretando tanto a alteração na ideia de identidades pessoais fixas e imutáveis quanto a necessidade de revisão das identidades pessoais e profissionais, principalmente as relacionadas à formação profissional de professores de matemática.
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