Conceito de Identidade e sua Contribuição na Formação de Professores de Matemática

  • Andréa Souza de Albuquerque Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Identidade. Identidade Docente. Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como Hall (2004), Ciampa (2001) e Dubar (2006) apresentam o conceito de identidade, a fim de fazer uma análise a partir deste conceito, sobretudo, em torno de suas contribuições para as propostas de formação continuada de professores de matemática no que concerne à identidade pessoal e profissional destes docentes. Para tratar da formação de professores de matemática, tomamos como referência Fiorentini e Oliveira (2013) e Nóvoa (1992) para tratar da formação continuada. O estudo foi realizado por meio da uma pesquisa bibliográfica, e o tratamento metodológico da pesquisa foi de tipologia qualitativa. Dessa forma, o estudo aponta diferentes perspectivas a respeito do conceito de identidade, ao mesmo tempo em que os autores convergem quanto a transformações sociais, o que gera crises constantes, acarretando tanto a alteração na ideia de identidades pessoais fixas e imutáveis quanto a necessidade de revisão das identidades pessoais e profissionais, principalmente as relacionadas à formação profissional de professores de matemática.

Biografia do Autor

Andréa Souza de Albuquerque, Universidade Federal do Pará-UFPA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1999). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2000). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (trans)formar do PPGECM/UFPA. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FIBRA. Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica da FIBRA. Assessora Pedagógica da Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: andasouza2014@gmail.com. orcid: https://orcid.org/0000-0001-8086-165X

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor titular da Universidade Federal do Pará. É docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e Professores de Matemática. E-mail: tadeuoliver@yahoo.com. orcid: http://orcid.org/0000-0002-2704-5853

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Publicado
2020-05-31
Como Citar
DE ALBUQUERQUE, A. S.; GONÇALVES, T. O. Conceito de Identidade e sua Contribuição na Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-19, 31 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)