Mecanismos do poder disciplinar na escola: alguns apontamentos

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus de Paranaíba Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFMS Programa de Pós-Graduação em Educação - UEMS/Paranaiba
Palavras-chave: Poder Disciplinar. Mecanismos Disciplinares. Instituição Disciplinar. Escola.

Resumo

Michel Foucault, em “Vigiar e Punir”, nos apresenta um meticuloso estudo sobre as mudanças nas formas de poder ocorridas no ocidente, a partir do século XVII, modificando radicalmente a maneira de exercê-lo, que fizeram com que as práticas de um poder que atuava violentamente sobre os corpos dos indivíduos fossem abandonadas e desenvolvesse mecanismos para um poder “gentil”, que atua em suas almas: o poder disciplinar. Nosso objetivo neste ensaio é, a partir de uma revisão teórica, trazer à baila alguns mecanismos do poder disciplinar usados no ambiente escolar, buscando abordar as relações de poder que possibilitaram a proveniência e emergência desses mecanismos, bem como o momento histórico em que se deram, suas funções dentro da instituição disciplinar e como são seus usos na escola.

Biografia do Autor

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus de Paranaíba Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFMS Programa de Pós-Graduação em Educação - UEMS/Paranaiba
Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro/SP

Referências

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
RODRIGUES, T. D. Mecanismos do poder disciplinar na escola: alguns apontamentos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.