Educação Matemática e EJA na Zona Rural: diálogo entre as práticas de professoras e os saberes das estudantes que permanecem na escola
Resumo
O presente artigo discorre sobre os resultados de uma pesquisa que visa compreender a influência de práticas pedagógicas matemáticas de EJA sobre a permanência dos estudantes em uma escola de zona rural. Objetivamos, com o mesmo, apresentar os saberes matemáticos que estudantes trazem de suas vivências cotidianas e o diálogo existente entre estes e as práticas pedagógicas de suas professoras. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos de entrevistas, que foram realizadas com estudantes mulheres, as mais frequentes de duas turmas multisseriadas de EJA, e suas respectivas professoras. Tais entrevistas foram analisadas à luz da técnica da Análise Textual Discursiva, e os resultados obtidos apontam para a compreensão de que as estudantes buscam aproximar seus saberes da matemática apresentada na sala de aula. Além disso, compreendemos que práticas pedagógicas matemáticas das professoras, embora caracterizem-se como conteudistas, exercem influências sobre a permanência das estudantes na escola.
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