Educação Matemática e EJA na Zona Rural: diálogo entre as práticas de professoras e os saberes das estudantes que permanecem na escola

  • FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER Universidade Federal Fluminense
  • ADRIANO VARGAS FREITAS Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Saberes matemáticos, Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo discorre sobre os resultados de uma pesquisa que visa compreender a influência de práticas pedagógicas matemáticas de EJA sobre a permanência dos estudantes em uma escola de zona rural. Objetivamos, com o mesmo, apresentar os saberes matemáticos que estudantes trazem de suas vivências cotidianas e o diálogo existente entre estes e as práticas pedagógicas de suas professoras. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos de entrevistas, que foram realizadas com estudantes mulheres, as mais frequentes de duas turmas multisseriadas de EJA, e suas respectivas professoras. Tais entrevistas foram analisadas à luz da técnica da Análise Textual Discursiva, e os resultados obtidos apontam para a compreensão de que as estudantes buscam aproximar seus saberes da matemática apresentada na sala de aula. Além disso, compreendemos que práticas pedagógicas matemáticas das professoras, embora caracterizem-se como conteudistas, exercem influências sobre a permanência das estudantes na escola.

Biografia do Autor

FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, Universidade Federal Fluminense
Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Desenvolve pesquisa nas áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de EtnomateMática da UFF (GETUFF).
ADRIANO VARGAS FREITAS, Universidade Federal Fluminense
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
XAVIER, F. J. R.; FREITAS, A. V. Educação Matemática e EJA na Zona Rural: diálogo entre as práticas de professoras e os saberes das estudantes que permanecem na escola. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática