Educação Financeira: um estudo dos livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)

  • Fabiana Gomes Silva Universidade Federal de Pernambuco.
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco.
  • Laís Thalita Bezerra Santos Universidade Federal de Pernambuco.
Palavras-chave: Educação Financeira. Anos Iniciais. Ensino Fundamental. Material Didático da ENEF.

Resumo

Neste estudo objetivamos identificar, a partir da análise dos livros do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental propostos pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), as possibilidades de trabalho com a Educação Financeira (EF). Utilizamos como método a análise documental, tanto nos livros do aluno quanto nos do professor. Baseamo-nos no recorte dos ambientes de aprendizagem presentes na Educação Matemática Crítica (EMC) proposta por Skovsmose (2000; 2014). Como resultados, encontramos que os livros não defendem o que é certo ou errado em EF, mas levam à reflexão, e contemplam a transversalidade do tema EF, que é abordado de forma integrada às diferentes áreas do conhecimento. Encontramos ainda algumas atividades que não contemplam diretamente a EF, o que consideramos como um dos aspectos de possível fragilidade do material. Consideramos que, em geral, os livros trazem boas oportunidades para a construção de cenários para investigação e para a discussão sobre a EF.

Biografia do Autor

Fabiana Gomes Silva, Universidade Federal de Pernambuco.

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pedagoga - UFPE (2018). E-mail: fabianaeducacao417@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9332-073X.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora e pesquisadora da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. E-mail: cristianepessoa74@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5434-8999.

Laís Thalita Bezerra Santos, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Mestra em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC – UFPE (2017). E-mail: laisthalita@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5724-0556.

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Publicado
2020-11-10
Como Citar
SILVA, F. G.; PESSOA, C. A. DOS S.; SANTOS, L. T. B. Educação Financeira: um estudo dos livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-28, 10 nov. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)