Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística

  • Everton José Goldoni Estevam Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina
  • Hélia Oliveira Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Educação Estatística. Ensino Exploratório. Medidas de Tendência Central.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar que ideias relacionadas às medidas de tendência central emergem em um conjunto de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório. As aulas foram desenvolvidas com uma turma de 32 alunos de um 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do estado do Paraná. Os resultados evidenciam que, na perspectiva do Ensino Exploratório, os alunos podem avaliar contextos nos quais as medidas de tendência central se fazem presentes e adequadas; elaborar justificações para as estratégias empregadas em suas resoluções; reconhecer as características das diferentes medidas de tendência central, suas propriedades e definições; utilizar e relacionar diferentes tipos de registros para exploração e significação das ideias estatísticas; e desenvolver argumentos e justificações para as estratégias de resolução empregadas e para suas compreensões. A emergência de relações entre os diferentes elementos de significação conceitual contribuiu para o estabelecimento da argumentação e do raciocínio estatístico.

Biografia do Autor

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de União da Vitória. União da Vitória, Paraná, Brasil.
Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina, Paraná, Brasil .
Hélia Oliveira, Universidade de Lisboa
Docente do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

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Publicado
2015-12-16
Como Citar
ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 17, 16 dez. 2015.