Percepções de Professores Acerca da Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática em Braga (Portugal) e no Distrito Federal (Brasil)

  • Geraldo Eustáquio Moreira UNB
  • Ana Lúcia Manrique PUC/SP

Resumo

O presente estudo teve como objetivos investigar como professores que ensinam Matemática, que atuam na Educação Básica na região do Minho, Portugal, e no Distrito Federal, Brasil, percebem o aluno com NEE em sua sala de aula e na escola e, ainda, verificar que percentual desses profissionais teve alguma formação pedagógica ou continuada para atuar com alunos com NEE. Foram realizadas entrevistas com questões que abordavam a atuação pedagógica dos docentes em relação aos alunos com NEE presentes em suas classes. Os resultados preliminares apontam semelhanças entre os dados obtidos dos professores do Brasil e de Portugal: que os participantes conseguem caracterizar o tipo de NEE de seus alunos, contudo alguns não sabem identificar a deficiência de um aluno que não conheçam; alguns acham benéfica a inclusão do aluno com NEE em classes regulares, enquanto outros se sentem pouco à vontade com a presença desses alunos em suas classes.

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Publicado
2014-12-20
Como Citar
MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Percepções de Professores Acerca da Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática em Braga (Portugal) e no Distrito Federal (Brasil). Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.