Transdisciplinaridade, ensino e formação de professores de Matemática

  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Investigação compartilhada. Discussões-debates. Pedagogia de projetos. Formação docente. Educação Matemática

Resumo

O engajamento de professores que ensinam Matemática na formação de crianças, jovens e adultos em diálogo com temas da vida social, questões inter e multiculturais, filosóficas, políticas, enfim, tem sido uma demanda da escolarização. Isso porque os paradigmas essencialmente disciplinares se mostram fragmentados e isolados do contexto social, tornando o ensino de matemática árido e alienado das questões que podem interessar aos educandos. Apresentamos um estudo sobre a transdisciplinaridade, buscando relações com o ensino de Matemática. A investigação aparece como questão chave para promoção de práticas transdisciplinares, em que se mostra possível o estudo de temas, problemas e/ou questões de interesse dos educadores e educandos. Nesse sentido, apontamos metodologias que denominamos por investigação compartilhada e as discussões-debates, na perspectiva da pedagogia de projetos, como caminhos que oferecem aos professores condições para práticas interessantes e favorecedoras de uma educação diversa, inclusiva e democrática. Apresentamos, então, possibilidades de resistência e mudanças na formação em todos os níveis com práticas de estudo de temas, problemas e questões em que a matemática se mostra como um suporte essencial para análises.

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Publicado
2020-01-17
Como Citar
ZAIDAN, S. Transdisciplinaridade, ensino e formação de professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 502-518, 17 jan. 2020.
Seção
Formação de professores que ensinam matemática em contextos de regulação e perda