Transdisciplinaridade, ensino e formação de professores de Matemática

  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Investigação compartilhada. Discussões-debates. Pedagogia de projetos. Formação docente. Educação Matemática

Resumo

O engajamento de professores que ensinam Matemática na formação de crianças, jovens e adultos em diálogo com temas da vida social, questões inter e multiculturais, filosóficas, políticas, enfim, tem sido uma demanda da escolarização. Isso porque os paradigmas essencialmente disciplinares se mostram fragmentados e isolados do contexto social, tornando o ensino de matemática árido e alienado das questões que podem interessar aos educandos. Apresentamos um estudo sobre a transdisciplinaridade, buscando relações com o ensino de Matemática. A investigação aparece como questão chave para promoção de práticas transdisciplinares, em que se mostra possível o estudo de temas, problemas e/ou questões de interesse dos educadores e educandos. Nesse sentido, apontamos metodologias que denominamos por investigação compartilhada e as discussões-debates, na perspectiva da pedagogia de projetos, como caminhos que oferecem aos professores condições para práticas interessantes e favorecedoras de uma educação diversa, inclusiva e democrática. Apresentamos, então, possibilidades de resistência e mudanças na formação em todos os níveis com práticas de estudo de temas, problemas e questões em que a matemática se mostra como um suporte essencial para análises.

Referências

ALMEIDA, V. A. F. de; AGUIRRE, L. A. Simulação – ferramenta para pesquisas transdisciplinares. In: DOMINGUES, I. (org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II-aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

D´AMBRÓSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

DOMINGUES, I. (org.). Um novo olhar sobre o conhecimento. UFMG, 2001.

DOMINGUES, I. Em busca do método. In: DOMINGUES, I. (org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II-aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1970.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança em educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LEITE, L. H. A. L. Pedagogia de projetos, intervenção no presente. https://edufisescolar.files.wordpress.com/2011/03/pedagogia-de-projetos-de-lc3bacia-alvarez.pdf.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.

SKOVSMOSE, O. Educação crítica, incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo, Cortez: 2007.

SOUZA, J. V. A. de. Verbete Transdisciplinaridade, dicionário critico em educação. Revista Presença Pedagógica, n. 114, Editora Dimensão, Belo Horizonte, 2013.

WEIL, P.; D´AMBRÓSIO, U.; CREMA, R. Rumo à nova transdisciplinaridade, sistemas abertos de conhecimento. São Paulo, Summus, 1993.
Publicado
2020-01-17
Seção
Formação de professores que ensinam matemática em contextos de regulação e perda