Futuros professores de matemática e o desenvolvimento de saberes relativos à dinâmica de sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46312/g94kry14

Palavras-chave:

Estudo de Aula. Lesson Study. Dinâmica de Sala de Aula. Saber docente. Formação inicial de professores

Resumo

Este artigo analisa como o Estudo de Aula pode favorecer a construção de conhecimentos essenciais ao ensino de matemática na educação básica, com ênfase nos saberes relativos à dinâmica de sala de aula. Originado no Japão, o Estudo de Aula envolve planejamento colaborativo, execução e análise de aulas, permitindo que professores reflitam sobre vários elementos que compõe uma aula de matemática. No Brasil, embora os desafios de gestão de sala de aula sejam reconhecidos, os cursos de Licenciatura em Matemática ainda dão pouca atenção a essa temática. Pesquisas apontam a importância de abordá-la com maior ênfase na formação inicial. A pesquisa colaborativa desenvolvida com dois estagiários de Matemática evidenciou que o Estudo de Aula contribui para a construção de saberes que envolveram a relação entre professor e alunos; a organização dos estudantes e a disposição das carteiras; as regras e acordos estabelecidos; a utilização do quadro; o uso de materiais manipuláveis; e a gestão do tempo das aulas

Biografia do Autor

  • Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG

  • Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais/professora

    Graduada em Matemática (1979), mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Professora titular da UFMG, aposentada, Professora Voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação no subsetor Educação Matemática, com plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência-Mestrado Profissional (Promestre), ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Professora residente IEAT-Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares-UFMG (2017-2018). Estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes subtemas: saberes docentes, prática pedagógica, formação docente.

Referências

AUTORA (2023)
CURI, Edda. Indícios de aprendizagens matemáticas de estudantes do ensino fundamental a partir da metodologia Lesson Study. Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-12, 2018. Disponível em:
FERNANDES, Luís Fernando de Pinho. Clima de sala de aula e Relação Educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo. 116 f. Dissertação de Mestrado. Universidade do Algarve. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277210610_Clima_de_sala_de_aula_e_relacao_educativa_as_representacoes_dos_alunos_de_3_ciclo. Acesso em 29 junho 2025.
FUJII, Toshiakira. Implementing Japanese lesson study in foreign countries: misconceptions revealed. Mathematics Teacher Education and Development, v. 16, n. 1, p. 65-83, 2014. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ1046666>. Acesso em: 29 junho 2025.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. . Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
GUÈRIOS, Etiene. Influências e decorrências de diferentes concepções de sueprvisão na prática do estágio supervisionado em matemática. In: LOPES, Celi Espasandin; TRALDI, Armando; FERREIRA, Ana Cristina (org.). O estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Companhia das Letras, p. 147-172, 2015.
ISODA, Masami; OLFOS, Raimundo. El Enfoque de Resolución de Problems: en la enseñanza de la matemática a partir del estudio de clases. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso, 2009.
ORTENZI, Alexandre. A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2006.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
PONTE, João Pedro; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana; BAPTISTA, Mónica. A adaptação dos estudos de aula ao contexto português. In: Seminário de Investigação em Educação Matemática, n. 28, 2017, Viseu. Anais. Viseu: Associação dos professores de Matemática, p. 129-141, 2017.
SILVA, Rafael Rodrigues da. Disciplina escolar e gestão de sala de aula no campo educacional brasileiro. Educação & Realidade, v. 41, n. 2, p. 533-554, 2016.
SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira. Lesson Study Sem Fronteiras: limitações, desafios e algumas soluções de implementação. In: Seminário internacional de Lesson Study no ensino de matemática. Anais. Vitória: Edifes, p. 49-57, 2022.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema: boletim de educação matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012.
VASCONCELOS, Celso S. Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.
VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em revista, n. 38, p. 219-235, 2010.

Downloads

Publicado

2026-04-14

Edição

Seção

Formação de Professores que Ensinam Matemática: diversos contextos e modalidades

Como Citar

AMÂNCIO, Roselene Alves; ZAIDAN, Samira. Futuros professores de matemática e o desenvolvimento de saberes relativos à dinâmica de sala de aula. Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 19, n. 52, 2026. DOI: 10.46312/g94kry14. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/23614. Acesso em: 16 abr. 2026.