Resistindo ao Rosto que Seduz e Captura: um diagnóstico sobre a formação de professores que ensinam matemática, a partir do pensamento de Deleuze e Foucault

  • Paola Amaris-Ruidiaz Pós-doutoranda na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no PPGEDUMAT/UFMS
  • Marcio Antonio da Silva Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS
Palavras-chave: educação matemática, máquina de rostidade, dispositivo de saber-poder, formação de professores que ensinam matemática.

Resumo

Neste texto, movimentamos algumas teorizações contemporâneas, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Michel Foucault, para realizarmos um diagnóstico do presente, no que se refere às políticas educacionais e às próprias pesquisas e ações no campo da educação matemática, suspeitando de normalizações que são atravessadas por discursos, dispositivos e máquinas que regulam práticas e propostas formativas de docentes que ensinam matemática. Os conceitos de máquina de rostidade e dispositivo de saber-poder operam na composição deste ensaio, por um lado, possibilitando a descrição de um cenário neoliberal que produz identidades e apaga as diferenças e, por outro lado, permitindo escapes e ações de contraconduta.

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Publicado
2020-01-17
Como Citar
AMARIS-RUIDIAZ , P.; DA SILVA , M. A. Resistindo ao Rosto que Seduz e Captura: um diagnóstico sobre a formação de professores que ensinam matemática, a partir do pensamento de Deleuze e Foucault. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 583-597, 17 jan. 2020.
Seção
Formação de professores que ensinam matemática em contextos de regulação e perda