Professores de Matemática em Formação Inicial: discutindo os motivos da atividade pedagógica
Resumo
Este artigo discute o processo de transformação e/ou criação dos motivos na atividade de aprendizagem dos futuros licenciados em Matemática durante o desenvolvimento do estágio supervisionado. O texto, apoiado principalmente na teoria histórico-cultural, destaca a atividade e a sua relação com os motivos, aborda a relação entre a atividade de ensino e atividade de aprendizagem como um componente estruturador da prática docente e como elemento de mediação do processo de apropriação do saber universal do homem. Esse trabalho adotou como metodologia o experimento formativo, que foi desenvolvido com três professores em formação inicial em uma universidade pública brasileira. O principal resultado dessa pesquisa indica que o processo de formação do professor somente permitirá a descoberta do real sentido do trabalho docente a partir do momento que este esteja inserido em uma proposta de educação humanizadora, que supere o caráter alienante dos modelos atuais de formação do professor.
Referências
CEDRO, Wellington Lima. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: O Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
CEDRO, Wellingto Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
DAVIDOV, Vasily La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Traducción Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVYDOV, Vasily. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
DIAS, Marisa. Formação da imagem conceitual da reta real: Um estudo do desenvolvimento do conceito na perspectiva lógico-histórica. Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
ENGESTROM, Yrjo. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987.
HEDEGAARD, Mariane. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANIELS, Harry (org.). Uma introdução a Vygotsky. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.
LEONTIEV, Alexis. Actividad, conciencia, personalidad. Traducción Librada Leyva Soler, Rosario Bilbao Crespo e Jorge Garcia. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.
LEONTIEV, Alexis. The development of the learning motive in children. Multidisciplinary Newsletter for Activity Theory, vol. 6, n. 13/14, 1993.
LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In VYGOTSKY, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001.
LOMPSCHER, Joachim. Motivation and activity. European Journal of Psychology of Education, vol.14, n.1, p.11-22, 1999.
MORETTI, Vanessa. Professores de Matemática em Atividade de Ensino: Uma perspectiva histórico-cultural para a formação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MOURA, Manoel. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel (org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
RUBINSTEIN, Sergei. Princípios de psicologia general. Traducción Sarolta Trowski. México: Editorial Grijalbo, 1967.
VIGOTSKI, Lev. Psicologia pedagógica - edição comentada. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Copyright (c) 2020 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.