Dobrar e Contextualizar: o Origami como Ferramenta de Ensino de Álgebra e Geometria

Palavras-chave: Origami, Ensino de Matemática, Formação de Professores

Resumo

A discussão a respeito da interdisciplinaridade no Brasil iniciou-se na no final da década de 60 e, desde então, diversas pesquisas foram realizadas sobre esse tema. Buscando somar-se a tais pesquisas, este trabalho apresenta um estudo realizado por meio dos dados coletados através da realização de uma oficina pedagógica com 23 professores e/ ou futuros professores envolvendo a arte e a matemática por meio do origami e da aplicação de um questionário com questões abertas para compreender o que o coletivo pensa sobre o potencial pedagógico do origami em um contexto interdisciplinar. No desenvolver da oficina foram trabalhados diversos conteúdos matemáticos e artísticos como forma de desencadear a pesquisa. Os dados coletados foram organizados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio dele pode-se perceber o entendimento da coletividade sobre a importância da utilização de diferentes recursos acoplados a distintas metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Larissa Beatriz Molgora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. E-mail: larissamolgora@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5668-1461.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Atuou por cinco anos como professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na qual permanece como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat). Líder do Grupo de Pesquisa TANGRAM - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia (IMEF-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Possui experiência na Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos.  Atua na formação inicial e continuada de professores, especificamente, nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade. E-mail: tiago@furg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6383-7252.

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Publicado
2021-12-17
Como Citar
MOLGORA, L. B.; FIGUEIREDO, T. D. Dobrar e Contextualizar: o Origami como Ferramenta de Ensino de Álgebra e Geometria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-21, 17 dez. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)