Intuitive Programming: in Search of Understandings

  • Renata Oliveira Balbino Universida Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-3402-3422
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Evandro Alberto Zatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Silvana Gogolla de Mattos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Taniele Loss Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Keywords: Computer Programming. Educational Processes. Technology Education. Intuition. Software.

Abstract

This article aims to seek to broaden understandings about “intuitive programming”, to propose its definition in educational context. To this end, a theoretical and reflective study was carried out based on a literary review by authors dealing with the investigated theme. This search started from the knowledge of the fundamentals of computer programming to, next, deal with programming in the educational scope. It was noticed that the definition of the term “intuitive programming” is not a consensus among computer professionals and educators. Some software, which enable the use of programming resources in the teaching and learning processes. Based on the tools observed and the ways in which they are used, it is then possible to propose a definition for “intuitive programming” as a programming language that takes into account the characteristics of similarity, visualization and accessibility.

Author Biographies

Renata Oliveira Balbino, Universida Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Mestre em Educação Matemática pelo mesmo programa. Com especialização para professores de Matemática e graduação em Licenciatura em Matemática, ambos pela UFPR. Professora de Matemática da rede Estadual de ensino no Estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). E-mail: rebalbino@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3402-3422.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. É professor da UTFPR e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM) e do Grupo de Pesquisa em Inovações e Tecnologias na Educação (GPITENDUC). E-mail: marcokalinke23@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5484-1724.

Evandro Alberto Zatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela UTP. Professor do ensino superior em cursos relacionados à Tecnologia da Informação, atuando na rede privada, nas modalidades presencial e EaD. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). E-mail: evandro.zatti@live.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3123-1197.

Silvana Gogolla de Mattos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora de Matemática da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, atuando na Diretoria de Tecnologia e Inovação Educacional. Possui graduação em Licenciatura em Matemática e mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). E-mail: syl.mattos@gmaill.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6685-8638.

Taniele Loss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica (PPGFCET) pela UTFPR. Possui especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM) e do Grupo de Pesquisa em Inovações e Tecnologias na Educação (GPITENDUC). Professora de matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e acadêmica bolsista da UTFPPR, Campus Curitiba, no Departamento Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED). E-mail: tani_loss@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0384-3260.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNCSUL), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PUCMINAS), Especialista em Informática na Educação (UFLA) e Supervisão Escolar (UCM) e Licenciatura em Matemática (UFES). Professor do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) da UTFPR. Professor permanente do Programa do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Coordenador a Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC); Líder do Grupo de Pesquisa em Inovações e Tecnologias na Educação (GPITENDUC) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM).E-mail: msmotta@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5534-2735.

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Published
2021-12-17
How to Cite
BALBINO, R. O.; KALINKE, M. A.; ZATTI, E. A.; MATTOS, S. G. DE; LOSS, T.; MOTTA, M. S. Intuitive Programming: in Search of Understandings. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-22, 17 Dec. 2021.