Introdução à Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise a partir da Teoria da Objetivação

Keywords: Introduction to Algebra, Objectification Theory, early years, proto-analyticity

Abstract

Review:

GOMES, Luanna Priscila da Silva. Introduction to algebra in the Early Years of Elementary School: an analysis from the theory of objectification. 2020. 182f. Thesis (Doctorate in Education) – Education Center, Postgraduate Program in Education, Federal University of Rio Grande do Norte – Natal, 2020. Advisor: Claudianny Amorim Noronha. Co-advisor: Luiz Radford.

Author Biography

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Licenciado em Matemática (URCA). Professor Temporário de Educação Matemática do Curso de Matemática da URCA - Campus CRAJUBAR. Membro do Grupo de Pesquisa CONTAR (UFRN). Membro do grupo de pesquisa em Educação Matemática da URCA (URCA). Pesquisa sobre Estágio Supervisionado, Educação Matemática, Educação Financeira, Letramento Matemático, Teoria da Objetivação, Saberes Docentes e Formação de Professores de Matemática. É autor/coautor de artigos e capítulos de livros na área de Educação Matemática. E-mail: ronaldmoraes@ymail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1301-1812

References

RADFORD, Luís. The emergence of symbolic algebraic thinking in primary school. In: KIERAN, Carolyn (Org.), Teaching and learning algebraic thinking with 5 to 12 years olds: The global evolution of an emerging field of research and practice. New York, 2018a, p. 3-25. Disponível em:. Acesso em: 23 abr. 2021.

Radford, luís. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas em educação matemática. V. 8. n 18, 18 dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 27 fev. 2022.

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Porto Alegre: Penso, 2016.

VERGEL, Rodolfo. Sobre la emergência del pensamento algebraico temprano y su desarrollo em la educación primária. Bogotá: Editora Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.

VERGEL, Rodolfo; ROJAS, Pedro Javier. Álgebra escolar y pensamento algebraico: aportes para el trabajo em el aula. Bogotá: Editora Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2018.

Published
2022-04-27
How to Cite
MORAES, F. R. F. Introdução à Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise a partir da Teoria da Objetivação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-7, 27 Apr. 2022.