Introdução à Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise a partir da Teoria da Objetivação

Palabras clave: Introducción al álgebra, Teoría de la objetivación, primeros años, protoanaliticidad

Resumen

Revisar:
GOMES, Luanna Priscila da Silva. Introducción al álgebra en los primeros años de la escuela primaria: un análisis basado en la teoría de la objetivación. 2020. 182f. Tesis (Doctorado en Educación) - Centro de Educación, Programa de Postgrado en Educación, Universidad Federal de Rio Grande do Norte - Natal, 2020. Asesora: Claudianny Amorim Noronha. Co-asesor: Luiz Radford.

Biografía del autor/a

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Licenciado em Matemática (URCA). Professor Temporário de Educação Matemática do Curso de Matemática da URCA - Campus CRAJUBAR. Membro do Grupo de Pesquisa CONTAR (UFRN). Membro do grupo de pesquisa em Educação Matemática da URCA (URCA). Pesquisa sobre Estágio Supervisionado, Educação Matemática, Educação Financeira, Letramento Matemático, Teoria da Objetivação, Saberes Docentes e Formação de Professores de Matemática. É autor/coautor de artigos e capítulos de livros na área de Educação Matemática. E-mail: ronaldmoraes@ymail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1301-1812

Citas

RADFORD, Luís. The emergence of symbolic algebraic thinking in primary school. In: KIERAN, Carolyn (Org.), Teaching and learning algebraic thinking with 5 to 12 years olds: The global evolution of an emerging field of research and practice. New York, 2018a, p. 3-25. Disponível em:. Acesso em: 23 abr. 2021.

Radford, luís. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas em educação matemática. V. 8. n 18, 18 dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 27 fev. 2022.

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Porto Alegre: Penso, 2016.

VERGEL, Rodolfo. Sobre la emergência del pensamento algebraico temprano y su desarrollo em la educación primária. Bogotá: Editora Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.

VERGEL, Rodolfo; ROJAS, Pedro Javier. Álgebra escolar y pensamento algebraico: aportes para el trabajo em el aula. Bogotá: Editora Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2018.

Publicado
2022-04-27
Cómo citar
MORAES, F. R. F. Introdução à Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise a partir da Teoria da Objetivação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-7, 27 abr. 2022.