Pesquisas em educação matemática com tecnologias digitais: algumas faces da interação

  • Marcelo Almeida Bairral UFRJ

Abstract

Interação e comunicação são âmbitos discursivos que se inter-relacionam. Com o avanço das tecnologias digitais, esses domínios têm sido um dos focos de interesse na pesquisa educacional, pelo seu potencial comunicativo, pelo rompimento de barreiras físico-temporais e pelos múltiplos formatos com que uma comunicação pode ser estabelecida. A partir de reflexões provenientes de resultados de investigações desenvolvidas com tecnologias digitais e da adoção de perspectivas educacionais com (ou sobre) tecnologias, indica-se a interação como atividade cultural e cognitivamente situada, atividade discursiva, atividade colaborativa e em negociação constante, e atividade cognitivamente corporificada, dimensões que demandam maior potencialização e análise na investigação em educação matemática no Brasil.

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Published
2015-12-18
How to Cite
BAIRRAL, M. A. Pesquisas em educação matemática com tecnologias digitais: algumas faces da interação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 Dec. 2015.